Publicidade

Norton reforça compromisso com a qualificação técnica e o fortalecimento do mercado automotivo

Ao todo, mais de 5.500 pessoas foram treinadas por meio do Centro de Desenvolvimento Automotivo (CDA) e do projeto itinerante Norton na Estrada.


A Norton, marca do grupo Saint-Gobain e líder em abrasivos de performance, celebra os resultados de suas iniciativas de capacitação no setor automotivo em 2024. Ao todo, mais de 5.500 pessoas foram treinadas por meio do Centro de Desenvolvimento Automotivo (CDA) e do projeto itinerante Norton na Estrada.

"Este ano foi especial para nós. Pela primeira vez desde a fundação do CDA, em 1999, ampliamos nosso alcance, abrindo os treinamentos para consumidores finais, além das revendas. A recepção foi tão positiva que já planejamos lançar mais 10 turmas em 2025", destaca André Peresini, Coordenador de Marketing Automotivo da Norton Abrasivos. Somente no CDA, mais de 800 pessoas participaram de workshops focados em reparação automotiva, cobrindo desde funilaria até polimento, com abordagem prática e técnica.

O projeto Norton na Estrada também fez história. Em 2024, o caminhão transformado em centro de treinamento móvel percorreu diversas cidades, capacitando 4.780 profissionais diretamente em suas localidades. As ações incluem treinamento prático e teórico, oferecendo conhecimento técnico e demonstrando o uso eficiente dos produtos Norton para aumentar a produtividade e a segurança no dia a dia dos reparadores.

Como parte do compromisso contínuo com a formação de mão de obra qualificada, a Norton também firmou uma parceria estratégica com a Escola do Funileiro. A iniciativa é movida pelo impacto econômico e social e visa capacitar maios profissionais e impulsionar o mercado.

"Investir em capacitação vai além do desenvolvimento técnico; é uma forma de fortalecer o mercado como um todo e criar oportunidades para profissionais e empresas. Estamos muito orgulhosos de liderar projetos que geram impactos reais na cadeia automotiva", afirma André Peresini.

Para mais informações sobre os treinamentos e iniciativas da Norton Abrasivos, acesse: www.nortonabrasives.com/pt-br/treinamentos.

Sobre o mercado de reparação automotiva

Com o crescimento do setor de autopeças, puxado pela demanda de carros usados, envelhecimento da frota e aumento da exportação, cresceu também a procura por mão de obra especializada no País. De acordo com a Agência Fraga, são mais de 45,7 milhões de veículos em circulação.

Um mercado valioso que, só no Brasil, soma mais de 120 mil oficinas em reparo automotivo em funcionamento. Em 2023, o mercado registrou crescimento de mais de 20% na demanda por mão de obra técnica.

O mercado automotivo pode chegar a U$$ 25 bilhões até 2040, é o que revela dados da recente pesquisa da McKinsey & Company. Segundo o estudo, "o aumento da frota se dará pelo aumento crescente da população adulta e da renda per capita. Apesar do aumento no volume de elétricos, os carros à combustão vão seguir como a maior parte da frota brasileira, e a comercialização de seus componentes deve apresentar um crescimento ainda relevante até 2030.

E-mails: contato@almagestao.com.br / mayra.reis@almagestao.com.br

 Mayra <mayra.reis@almagestao.com.br>

Publicidade