Schneider Electric anuncia a contribuição por meio de doações para a restauração da Catedral de Notre-Dame em Paris

Empresa doou soluções de ponta para a gestão de energia e segurança das instalações


Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a contribuição, por meio de doações, para a restauração da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França. As soluções doadas pela companhia garantem a segurança e o monitoramento das instalações elétricas do local. É o caso do Building Management System (BMS – ou Sistema de Gerenciamento de Edifícios), que permite gerenciar e otimizar o consumo de energia do monumento, incorporando inovações do século XXI à catedral que é um marco da arte medieval e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

Um incêndio de grandes proporções danificou gravemente a catedral em 15 de abril de 2019, o que desencadeou uma onda de solidariedade da qual a Schneider Electric fez questão de participar. "Para nós, é natural apoiar ações desse tipo em locais simbólicos e de grande prestígio, como já fizemos em outras ocasiões, com no teatro Comédie-Française, localizado também em Paris, e na estação de pesquisa científica na Antártica", afirma Gilles Vermot Desroches, diretor de Cidadania e Assuntos Institucionais da Schneider Electric.

Inovações para o futuro

Por meio de um acordo de doação, a Schneider Electric ajudou com sua expertise, produtos e soluções. Dessa forma, a empresa forneceu todo o equipamento necessário para assegurar o fornecimento de energia e a segurança do local (desde células de alta tensão de 20 kV e um transformador de 20 kV/410V com 1250 kVA até quadros elétricos gerais e divisionais, inversores e iluminação de emergência), além de ferramentas para a gestão técnica do edifício. Esses sistemas permitem monitorar o funcionamento da rede e controle do consumo de energia – com cobertura para sistemas de controle automático, sensores, controladores e barramentos de comunicação, entre outros.

A Schneider Electric também está contribuindo com parte da manutenção de distribuição elétrica, abrangendo engenharia, estudos, comissionamento e programação dos sistemas instalados, além de treinamento para os futuros operadores desses aparelhos.

Depois do incêndio, a antiga instalação elétrica ficou inutilizável e, sem eletricidade, a reabertura da catedral seria impossível. A nova rede assegura a distribuição e a segurança do fornecimento de energia, incorporando soluções inovadoras e tecnologias de ponta para otimizar o consumo de eletricidade e garantir a segurança.

Última geração de equipamentos de prevenção contra incêndios

A equipe do projeto escolheu soluções de ponta para a segurança contra incêndios, tais como:

  • Dispositivos adicionais para proteção e prevenção avançadas contra incêndios (Acti9 Active AFDD) nos circuitos de tomadas;
  • Sensores de superaquecimento de cabos (HeatTags) em todos os quadros elétricos.

As duas inovações garantem o funcionamento adequado da instalação de energia com monitoramento contínuo e envio de alertas em caso de alterações, mesmo antes de um problema ocorrer.

Um compromisso em comum

A equipe do projeto enfrentou inúmeros desafios técnicos que exigiram criatividade e preparação. Um desses obstáculos foi a entrega e instalação, no início de 2024, do transformador conectado TRIHAL, um componente-chave no fornecimento de energia da catedral. A estrutura de 3,2 toneladas foi transportada por caminhão e elevada acima da área de construção por guindaste, sendo, em seguida, baixada até o porão do presbitério. Um estudo específico foi conduzido e aplicado para realização dessa tarefa.

Outro desafio foi a instalação da subestação de alta tensão em uma adega subterrânea com restrições de acesso e espaço, solucionado graças à ajuda de equipamentos personalizados e suporte especializado.

"A logística desse projeto foi bastante desafiadora e exigiu uma aprimorada coordenação com os demais participantes no local", diz Cédric Larcher, gerente regional do Centro de Aplicações de Distribuição Elétrica da Schneider Electric na França, responsável pela gestão, desempenho e monitoramento no local.

Além de fornecer a infraestrutura, cerca de 60 colaboradores da Schneider Electric (desde operários das fábricas até projetistas de redes) contribuíram com conhecimento e expertise para o programa de transferência de habilidades. O apoio da Schneider Electric incluiu o treinamento de empresas parceiras, como Ateliers Electriques de France (com sede em Val-de-Marne) para instalação do quadro principal de baixa tensão, FBS Electricité (com sede em Seine-Maritime) para implementação da subestação de alta tensão, ERM (com sede em Eure) para criar estruturas de suporte específicas, e Transport Avex (com sede em Val-de-Marne) para realizar as operações de manuseio extremamente complexas no porão do presbitério.

Para mais informações, clique aqui.

RPMA Comunicação

schneiderelectric@rpmacomunicacao.com.br

Fabiano Oliveira  

Gustavo Fritz 

Publicidade