Publicidade

TTS Energia acaba de entregar a obra de expansão do Centro de Excelência Solar da Nextracker

Em Sorocaba (SP), expansão do Centro de Excelência da fabricante global Nextracker vai atuar com P&D nas áreas de desempenho de usinas, geração de energia


A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, acaba de entregar a obra de expansão do Centro de Excelência Solar da Nextracker, fabricante global de rastreadores de usinas fotovoltaicas. Localizada em Sorocaba (SP), a instalação, de 30 mil metros quadrados a céu aberto, abriga um dos maiores laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em rastreadores solares da América Latina.
 
Inaugurado em agosto de 2022, o Centro de Excelência é fruto de uma parceria entre a Nextracker e o FIT - Instituto de Tecnologia e é dedicado a projetos de pesquisa em áreas como desempenho de usinas, geração de energia e inovação tecnológica para aprimoramento de práticas agrícolas combinadas com sistemas fotovoltaicos, entre outros.
 
Todo o projeto de engenharia e execução da obra pela TTS Energia, que inclui todas as instalações fotovoltaicas, durou cerca de dois anos, entre estudos de viabilidade, desenvolvimento técnico e fases de construção. A proposta com o novo centro é desenvolver soluções inovadoras para o mercado brasileiro e internacional. As instalações contam com laboratórios de última geração que abrangem todo o ciclo de vida do projeto - desde a concepção estrutural, mecânica e elétrica à construção, operação e manutenção de plantas solares, além de treinamento avançado para profissionais de energia solar.
 
As usinas solares possuem no total cerca de 5 mil módulos fotovoltaicos, entre as instalações em solo e nas coberturas, num total de 7,6 megawatts (MW), e mais de 25 mil metros de cabeamento, além da instalação de diversos rastreadores ao longo das usinas. No total, foram mais de 20 mil horas de trabalho.      

 “Participar da construção deste centro de excelência reflete a nossa expertise no desenvolvimento e entrega de projetos inovadores no setor fotovoltaico brasileiro”, comenta Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.
 
“Podemos comparar a importância do novo Centro de Excelência Solar do Brasil com o mais antigo laboratório de pesquisas energéticas no mundo, o National Renewable Energy Laboratory (NREL), que está prestes a completar 50 anos. E a TTS Energia tem muito orgulho de ter participado desde o lançamento da pedra fundamental do projeto, em 2022”, conclui.

Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação
 
 

Publicidade