The Chemours Company e a Scania Brasil anunciam parceria estratégica pioneira no Brasil
G&A Comunicação -
A montadora converte integralmente a produção de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) para o fluido refrigerante Opteon™ YF.
A The Chemours Company (“Chemours”) (NYSE: CC), uma empresa global de química com posições de liderança no mercado de Tecnologias de Titânio, Soluções Térmicas e Especializadas, e Materiais de Desempenho Avançado, e a Scania Brasil - líder global em soluções no setor de transporte - anunciam parceria estratégica pioneira no Brasil. A montadora converte integralmente a produção de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) para o fluido refrigerante Opteon™ YF.
A Scania Brasil é pioneira no país na adesão ao uso desse tipo de fluido refrigerante – de baixo potencial de aquecimento global - em 100% de sua frota no Brasil. A decisão se deu visando atender a regulações ambientais internacionais, antecipando-se à regulação ambiental brasileira. Nos EUA e Europa, por exemplo, já há regulações vigentes que instituem o uso de gases de baixo potencial de aquecimento global (GWP) em veículos.
Fluido com menor impacto ambiental alavanca sustentabilidade
A Chemours é reconhecida por seu portfólio inovador, com destaque para a linha de fluidos refrigerantes Opteon™ de baixo potencial de aquecimento global. A tradição e inovação da Chemours no setor de ar condicionado perdura há quase um século e atinge um novo patamar com Opteon™ YF (R-1234yf), o novo fluido refrigerante de referência para ar condicionado automotivo.
Fabricado em uma das maiores plantas de HFO do mundo, nos Estados Unidos, o Opteon™ YF oferece desempenho termodinâmico comparável ao R-134a, com eficiência energética e capacidade semelhantes. Opteon™ YF se destaca por não degradar a camada de ozônio (ODP zero) e possuir potencial de aquecimento global (GWP) ultrabaixo, 99% menor que o tradicionalmente utilizado R-134a. Já em uso na Europa e nos EUA como padrão na indústria automotiva, o R-1234yf é utilizado em 250 milhões de veículos leves ao redor do mundo.
Apesar de operarem de maneira muito similar dentro do sistema de ar-condicionado, na ocasião de eventuais vazamentos do fluido - ocasionados por colisões ou vibrações do sistema - o fluido R-134a é uma substância com potencial de aquecimento global 1300 vezes maior que o do novo fluido R-1234yf. Sendo assim, esta troca permite que a Scania Brasil reduza em 99% o potencial de aquecimento global do sistema de ar-condicionado de sua frota.
Esta iniciativa alinha-se às novas regulamentações globais, como a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, tratado internacional que visa reduzir a utilização de fluidos refrigerantes HFCs de alto potencial de aquecimento global. O Brasil, como país signatário, inicia o congelamento do uso de HFCs em 2024 até atingir a redução máxima de 80% em 2045. Opteon™ YF se apresenta como uma solução sustentável para garantir o desenvolvimento da indústria automotiva, em conformidade a tratados internacionais que buscam reduzir os efeitos da indústria na intensificação do aquecimento global.
Adequação da estrutura na fábrica da Scania Brasil para instalação do tanque estacionário
A Scania Brasil desenvolveu um novo layout produtivo com o objetivo de tornar mais segura a utilização do novo fluído, criando um posto de abastecimento externo à planta. Nessa área fica um tanque estacionário com capacidade para 10 toneladas de armazenagem e uma máquina de carga para abastecer os caminhões.
As áreas de engenharia das duas empresas trabalharam em conjunto por meses na validação dos projetos, execução e acompanhamentos dos primeiros lotes de teste até finalmente a partida da planta com o novo produto.
Os veículos Scania refrigerados com Opteon™ YF já estão sendo comercializados tanto para o mercado doméstico quanto para exportação.
Damaris Lucinda Leite de Souza (damaris.souza@geacomunicacao.com.br)
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Damaris Souza
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