Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema realiza a 441ª reunião ordinária

Em 2025, um dos principais focos será a educação ambiental para valorizar a biodiversidade no estado de SP


O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realizou, nesta quarta-feira (18), a 441ª reunião ordinária, presidida pelo subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Jônatas Trindade.

No encontro, foi realizado um balanço sobre as ações das equipes ligadas às entidades vinculadas à Semil: Fundação Florestal (FF), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e SP Águas.

Ocorreu também a votação e aprovação por unanimidade pelos membros do Consema do Relatório de Qualidade Ambiental (RQA), publicado anualmente com base no ano anterior, neste caso, 2023.

O relatório expressa em números o uso dos recursos naturais no estado e como está a situação deles. Relacionado aos recursos hídricos, os dados são voltados para a potabilidade, qualidade e uso da água, balneabilidade das praias, indicador de tratamento de esgoto e índice de gestão de resíduos sólidos por município.

Em relação ao meio ambiente, os dados apontam a cobertura vegetal nativa, auto de infrações ambientais, focos de queimadas, incêndios e qualidade do ar. E por fim, o consumo dos principais recursos energéticos nos municípios. O relatório foi aprovado por unanimidade pelos membros do Consema.

Os conselheiros ainda comentaram sobre os avanços a serem realizados no âmbito de educação ambiental para o próximo ano, como forma de conscientizar a população a cuidar da biodiversidade do estado, afetada pelos incêndios ocorridos em 2024.

“Ano que vem será o ano da educação ambiental. Vamos fortalecer essa pauta trabalhando com a população para que haja conscientização que essas ações trazem danos para a biodiversidade paulista”, ressaltou Jônatas.

Além disso, foi realizada a proposta de alteração na legislação das audiências públicas relacionadas aos temas tratados pelo Consema.

Publicidade