Publicidade

A frota de veículos elétricos e híbridos vem crescendo no Brasil

Para atender demanda crescente, construtora inclui pontos de recarga para carros elétricos em seus projetos residenciais


A frota de veículos elétricos e híbridos vem crescendo no Brasil e, somente em 2024, foram emplacados 177.358 veículos leves eletrificados no país, 89% a mais do que em 2023, segundo informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E para atender a esta demanda crescente por eletricidade, os novos projetos residenciais passaram a contemplar pontos de recarga - que podem ser individuais ou compartilhados - nas garagens.

“Esta é uma tendência que já vinha sendo observada nos imóveis comerciais há alguns anos, mas agora ganha mais destaque nos projetos residenciais, tornando o uso de veículos elétricos mais fácil no dia a dia”, explica Mauricio Wildner da Cunha, engenheiro civil da Construtora Andrade Ribeiro, que desde 2018 vem investindo em pontos de recarga em seus empreendimentos.

Ele lembra que além de ser um diferencial no mercado, a disponibilidade de pontos de recarga nos novos condomínios incentiva os moradores a adotarem veículos menos poluentes, contribuindo assim para a redução da emissão de carbono e para o crescimento da eletromobilidade no país. “Esse tipo de iniciativa ganha ainda mais sentido quando a energia utilizada para a recarga dos veículos vem de fontes alternativas como a solar e a eólica, por exemplo. Desta maneira, é fundamental pensar em soluções de sustentabilidade em todas as etapas do projeto, estimulando a economia de baixo carbono”, destaca Mauricio Wildner da Cunha.

As vagas especiais destinadas ao carregamento elétrico dos veículos podem ser de carregamento no sistema ‘full’ ou com controladores de demanda. No edifício Seventy Upper Mansion, por exemplo, empreendimento de alto padrão da Construtora Andrade Ribeiro em Curitiba, o carregamento de veículos elétricos atende a todos os apartamentos, no sistema ‘full’. O edifício conta com previsão de medidores de carregamento elétrico individualizados para as vagas, fornecidos diretamente pela concessionária de energia, trazendo mais agilidade e comodidade aos moradores.

Mauricio Wildner da Cunha reforça que a demanda por pontos de recarga vai além do mercado de luxo. “Com a entrada de novas montadoras no país, os veículos elétricos estão mais acessíveis e, por isso, os projetos voltados à moradia popular e de médio padrão também precisam contar com a infraestrutura necessária para atender à necessidade dos moradores que queiram ter um veículo elétrico. Na linha Bliss, por exemplo, que lançamos recentemente com foco na classe média, há opções de empreendimentos contemplando o regime de vagas com previsão de carregadores com controle de demanda e medição individualiza pelo condomínio, e empreendimentos com previsão de vagas individuais com carregamento ‘full’ e medição individualizada diretamente pela concessionária de energia”, afirma.

De acordo com dados mais recentes divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a frota de veículos elétricos e híbridos cresceu 787% em cinco anos, passando de 32.798 em 2019 para 291.089 unidades em 2023.

Karina Bernardi (karina@noarcomunicacao.com)    

Publicidade