Publicidade

Binatural reforça seu compromisso com iniciativas e capacitação ambiental

Por meio da Academia Binatural e do curso da ONU sobre o tema


Em um mundo que enfrenta desafios como a mudança climática, a degradação dos ecossistemas e a escassez de recursos naturais, promover a educação ambiental é essencial para capacitar indivíduos e comunidades a tomarem decisões informadas e sustentáveis. No Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro, a Binatural, empresa especializada na produção de biodiesel, destaca a importância do setor privado se engajar nessa conscientização e promover iniciativas que incentivem práticas sustentáveis.

Um dos exemplos de ações desenvolvidas pela empresa se dá por meio da Academia Binatural. Com mais de 200 cursos de desenvolvimento e capacitação disponíveis gratuitamente para seus 300 colaboradores, a academia proporciona um ambiente de aprendizado contínuo. Em 2025, a empresa irá oferecer o curso online introdutório sobre mudança climática, que visa capacitar as pessoas sobre as melhores práticas e conceitos relacionados à sustentabilidade.

O conteúdo aborda os aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência até a governança. O objetivo é impactar diretamente os colaboradores ao longo do ano, promovendo uma cultura de responsabilidade ambiental que se estenda além das fronteiras da empresa.

“Investir na educação é investir no futuro. Acreditamos que, ao capacitar nossos colaboradores com conhecimentos sobre sustentabilidade, estamos não apenas fortalecendo nossa equipe, mas também contribuindo para um mundo mais sustentável”, comenta André Lavor, CEO e co-fundador da Binatural“Nosso compromisso com a educação ambiental é um reflexo da nossa visão inovadora e da responsabilidade que temos com o planeta e as futuras gerações.”

A preocupação da empresa com a responsabilidade ambiental também se expande em outras iniciativas. Durante a festa de final de ano da empresa, quase 1 tonelada de óleo de cozinha usado (UCO) foi coletada pelos colaboradores, seus familiares e amigos por meio de uma campanha interna. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a utilização do óleo de cozinha reciclado como matéria-prima para a fabricação de biodiesel, também representa uma oportunidade de negócio promissora que está alinhada com os princípios de sustentabilidade da empresa.

Além disso, em busca de soluções responsáveis para o descarte de uniformes fora de uso, a Binatural aderiu ao Programa Rede Costura, que higieniza e descaracteriza peças com a retirada de logotipos e faz a doação da matéria-prima para as oficinas de costura que geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No caso, a companhia doou os uniformes que seriam descartados em função do desgaste dos tecidos.

Especialmente, nos últimos 19 anos, as unidades industriais da Binatural produziram cerca de 2,4 bilhões de litros de biodiesel. Essa produção evitou a emissão de 4,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Para o planeta, é como se a Binatural tivesse plantado 33 milhões de árvores, isso equivale a 204 mil campos de futebol.

Com iniciativas como essas, a Binatural reafirma seu papel como liderança no setor de energias renováveis, mostrando que a educação ambiental é um caminho promissor para a construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos.

Jacqueline Miranda (nicolem@adsbrasil.com.br)    

Publicidade