Publicidade

Be8 e o Centro Tecnológico Randon firmam parceria para utilização de Be8 BeVant

As empresas firmam parceria para utilização do novo biocombustível que tem capacidade de substituir em 100% o diesel fóssil e antecipar ganhos


O mais completo centro tecnológico independente da América Latina para desenvolvimento, testes e homologações de veículos e componentes automotivos e industriais passa a contar com a disponibilização da tecnologia Be8 Bevant® como mais uma opção sustentável de combustível para seus clientes e parceiros. A novidade foi anunciada por Daniel Randon, presidente da Randoncorp, e por Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, nesta quarta-feira (22/01), na Casa Brasil, espaço exclusivo durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, organizado pelo BTG Pactual em parceria com as empresas Ambipar, Be8, Gerdau, JHSF, Randoncorp e Vale.

"Nossos clientes também poderão optar pelo uso do combustível Be8 BeVant® em seus testes de durabilidade e performance. A Randoncorp, empresa da qual o CTR faz parte, tem o compromisso público de reduzir 40% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, e parceria com a Be8 também contribui com a meta", explica César Augusto Ferreira, CTIO da Randoncorp, responsável pela vertical de Tecnologia Avançada. “Este é mais um passo na direção da descarbonização de nossos testes. O primeiro foi a implantação de uma usina fotovoltaica equipada com aproximadamente 2,4 mil painéis solares, capaz de gerar 1,3 MWp (megawatt-pico). A capacidade é suficiente para atender tanto a demanda energética atual quanto a futura do CTR, incluindo o carregamento da frota de veículos elétricos dos nossos clientes em testes”.

César destaca o compromisso da empresa de promover a diversificação da matriz energética e diminuir a dependência para os usuários de fontes não renováveis. “Além destas iniciativas, o CTR também desenvolveu testes de durabilidade em ambiente de laboratório, onde podemos reduzir em 100% emissão de CO2 pelo uso de energia limpa”, complementa.

Tecnologia de ponta

"O CTR é um polo onde aflora a tecnologia de ponta no Brasil”, disse Camilo Adas, Diretor de Transição Energética da Be8. “Agora ele inova mais uma vez, ao utilizar o Be8 BeVant®, um novo biocombustível capaz de ser utilizado 100% puro e de reduzir emissões de gases de efeito estufa significativamente e isso é mais um marco para o Centro Tecnológico Randon e para a Be8”, completou.

Localizado Farroupilha (RS), o Centro Tecnológico Randon está habilitado ao Programa MOVER, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e voltado para apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global. Com 92 hectares de área e ampla estrutura tecnológica, o CTR também conta com um campo de provas com mais de 20 tipos de pistas, com destaque para os 53 mil metros quadrados de VDA (Vehicle Dynamic Area) e os 18 mil metros quadrados de área de baixo atrito. No total são mais de 15 quilômetros onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para a realização de testes nas mais variadas condições, representando de forma acelerada a aplicação do produto em campo

Destaques do CTR para a sustentabilidade:

  • O cuidado com o meio ambiente está na essência do CTR, com destaque para a preservação e proteção do ecossistema em que estão inseridos através da reutilização da água da chuva, uso de energias renováveis e projetos socioambientais;
  • Toda o complexo do CTR recebe energia renovável da usina fotovoltaica instalada dentro das dependências do próprio Centro, que abastece 100% da energia consumida e auxilia os clientes que precisam se creditar de carbono no desenvolvimento de seus protótipos.

Isabela Miranda (isabela.miranda@analitica.inf.br)    

 

Publicidade