Voith Paper compartilha sua expertise de fabricante e oferece serviços especializados para adequação de máquinas de papel
LVBA Comunicação – Voith -
NR-12 estabelece que equipamentos industriais originalmente instalados antes de 2010 ou reformados posteriormente a este ano sejam providos de dispositivos
No processo de adequação à norma regulamentadora NR-12, a expertise de fabricante de máquinas de papel faz a diferença para assegurar a conformidade dos equipamentos do setor. Esse é o know-how em serviços especializados que a Voith Paper oferece, como referência global em soluções para a indústria papeleira, para que maquinários originalmente instalados antes de 2010, ou reformados posteriormente a este ano, atendam integralmente aos requisitos técnicos estabelecidos por essa regulamentação vigente no Brasil, voltados à máxima segurança e ergonomia dos trabalhadores durante a operação.
Instituída pela Portaria nº 3.214/78 e atualizada ao longo do tempo para acompanhar as transformações da indústria, a NR-12 representa um importante parâmetro de mitigação de riscos para instalações produtivas. Não-conformidades identificadas – durante fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego nas empresas – podem resultar em autuações e multas, interdições, com a consequente paralisação na operação até a regularização.
No entanto, é fundamental que esse padrão normativo também esteja associado às especificidades das máquinas desenvolvidas para diferentes segmentos de mercado – ressalta Clayton Bálico, Gerente de Aplicação, Automação e Controle da Voith Paper.
A adoção de requisitos mínimos de prevenção de acidentes, conforme a NR-12 determina, abrange dispositivos e mecanismos que contribuam para a proteção do operador durante a execução do trabalho. Entre esses componentes de segurança destacam-se: proteções físicas que podem ser fixas e/ou móveis, chave de segurança dos portões; sensores de segurança; sinalização de advertência; válvulas esferas com cadeado; válvulas hidráulicas com feedback de posição; módulos de entradas e saídas de segurança; PLC de segurança e botoeiras para parada de emergência. Aliados ao programa de controle de segurança desenvolvido pela Voith, esses equipamentos garantem a operação segura da máquina.
"Compartilhamos o conhecimento consolidado da Voith como fabricante do setor para contemplarmos na adequação à NR-12 toda a complexidade e as particularidades de máquinas de papel, que se caracterizam por partes expostas de equipamentos, escadas, e plataformas, circuitos elétricos e eletrônicos, bem como componentes mecânicos, pneumáticos e hidráulicos combinados", afirma Clayton.
Desde a apreciação de risco, parceria da Voith em todas as etapas
A Voith Paper estruturou sua solução para adequação de equipamentos à NR-12 em linha com as etapas chave desse processo. Os serviços oferecidos englobam tanto o mapeamento, a apreciação de risco e a emissão de relatório técnico indicando os riscos a serem mitigados em atendimento à norma – quanto o estudo de adequação para desenvolvimento do projeto, plano de execução, validação em campo das soluções adotadas e identificação dos eventuais riscos residuais.
"É nesse escopo rumo à conformidade que se destaca a especialização do fornecedor no atendimento completo das atividades previstas e customizado para a necessidade do cliente", acrescenta o Gerente de Aplicação, Automação e Controle da Voith Paper.
Adequação modulada por seções da máquina
Os serviços oferecidos pela Voith Paper para implementação dos padrões normativos da NR-12 podem ser estruturados em fases – e orientados por começar pelas seções da máquina de papel com demandas mais críticas em termos de adequações, como rebobinadeiras e enroladeiras.
"Essa flexibilidade permite que os clientes possam dimensionar investimentos e programar calendários anuais de intervenções, concentrando recursos nas adequações prioritárias, sem a necessidade de seguir a sequência lógica produtiva da máquina de papel. Seja qual for a seção definida para iniciar o processo, as papeleiras poderão contar com a proximidade e a expertise consolidada da equipe local da Voith Paper no Brasil", finaliza Clayton Bálico.
Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>