Mercado de energia renovável busca atender à crescente demanda global por energia limpa
JeffreyGroup -
Segundo a pesquisa global Renewable Energy Industry Outlook 2025, as perspectivas de expansão passam por investimentos em infraestrutura para cleantechs
O mercado de energia renovável busca atender à crescente demanda global por energia limpa, que superou a oferta em 2024, segundo aponta o estudo Renewable Energy Industry Outlook 2025, da Deloitte – organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo. O relatório destaca que houve avanços importantes na capacidade disponível de energias solar e eólica e no armazenamento por meio de baterias. Uma maior expansão depende, principalmente, de avanços tecnológicos, da integração de soluções inovadoras e de políticas públicas estratégicas. Por isso, investimentos em inteligência artificial (IA) e em gestão de carbono e fortalecimento dos debates entre poderes executivo e legislativo devem ser intensificados.
O mercado de fontes renováveis tem sido impulsionado por investimentos públicos e privados recordes em escala global. Nos primeiros nove meses de 2024, as adições de capacidade de energia solar – que já superou a hidrelétrica e a nuclear em capacidade instalada – e eólica foram as maiores entre todas as fontes primárias de geração energética, representando quase 90% da construção de novas infraestruturas no setor em todo o mundo.
A energia solar foi a única fonte primária de geração de energia a registrar crescimento expressivo de capacidade em 2024, com um aumento de 88%, alcançando 18,6 gigawatts (GW) em todo o mundo. Como resultado, no período, a energia solar ultrapassou globalmente a hidrelétrica e a nuclear em capacidade instalada, tornando-se a quarta maior nesse critério. Já as adições de capacidade eólica registraram uma queda de 14% em relação à última edição do relatório, totalizando 2,6 GW. Essa redução foi impactada por desafios persistentes relacionados à cadeia de suprimentos, financiamento e processos de licenciamento. Apesar dessas dificuldades, o setor de geração eólica atingiu um marco histórico global ao superar a geração de energia a carvão por dois meses consecutivos pela primeira vez.
Os dados do estudo também apontam que o armazenamento de energia em baterias foi responsável pela segunda maior parcela das adições de capacidade, com um aumento de 64%, atingindo 7,4 GW globalmente. O excedente da geração de energias eólica e solar aparece como terceiro principal uso relatado pelas concessionárias para o armazenamento em baterias, ficando atrás de arbitragem e de regulação de frequência.
"Com os avanços previstos para este ano, o setor de energia renovável se posiciona globalmente como uma força central na transição para uma matriz energética mais sustentável e diversificada. A combinação de inovações tecnológicas, políticas públicas e colaborações estratégicas promete acelerar o crescimento e superar os desafios da crescente demanda global por energia limpa. No Brasil, o mercado apresenta um cenário promissor para 2025, com expectativas de crescimento impulsionado por investimentos e políticas públicas favoráveis. Contudo, é fundamental abordar os desafios de infraestrutura para garantir a sustentabilidade desse crescimento", afirma Guilherme Lockmann, sócio-líder de sustentabilidade e para o segmento de Power, Utilities & Renewables da Deloitte.
Potencial local
No Brasil, o mercado de energia renovável tem se consolidado como um pilar da matriz energética nacional. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela ABEEólica em parceria com a Deloitte, à medida que novas fronteiras no setor de energia renovável são exploradas, a indústria eólica offshore emerge como um campo promissor e repleto de oportunidades, mas também com novos desafios. Seis em cada dez executivos dos maiores players do setor de energia eólica avaliam que o mercado nacional tem grande potencial de crescimento, devido à abundância de recursos naturais, como terras e ventos.
Assessoria de Comunicação da Deloitte: JeffreyGroup
Nathália Santos
Alessandro DaMata