Publicidade

ANP realiza o evento ANP Net Zero - 1ª edição: Workshop Metano

Foi lançado, no evento, o Painel Dinâmico de Emissões de Gases de Efeito Estufa


A ANP realizou no Rio de Janeiro, o evento “ANP Net Zero, 1ª edição: Workshop Metano”. O evento reuniu atores nacionais e internacionais, públicos e privados, envolvidos nas ações relacionadas ao tema, para discutir desafios e oportunidades.

O workshop foi transmitido ao vivo pelo canal da ANP no YouTube e a gravação pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=WXOsQu6GIKc.

O “ANP Net Zero” demostra o compromisso da Agência com a agenda climática e a discussão de ações para a transição energética relacionadas à sua área de regulação. A primeira edição teve como tema a mitigação das emissões de metano, e contou com o apoio institucional do Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro. 

A iniciativa da ANP se alinha às determinações da Resolução CNPE nº 08/2024, relacionadas à descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Em sua fala na abertura, a Diretora da ANP Symone Araújo afirmou que o evento realizado hoje marcou o início de uma série de encontros voltados para fortalecer o papel estratégico da Agência no enfrentamento das mudanças climáticas. 

“É o reconhecimento da centralidade do papel da ANP na direção da adoção das melhores práticas e de conclamar a indústria para que possamos construir, dentro da nossa regulação, as normas necessárias ao enfrentamento das mudanças climáticas”, disse.

De acordo com a Diretora, a mitigação das emissões de metano é uma das estratégias mais importantes para reduzir impactos climáticos no curto prazo. Ela lembrou ainda que Brasil é signatário de compromisso global, e assumiu a meta bastante desafiadora de reduzir em 30% essas emissões, até 2030.

“Reconhecemos a grande responsabilidade da Agência para viabilizar a contribuição do setor de óleo e gás no atingimento dessa meta. Estamos avançando em uma regulação específica para mitigar emissões de metano no setor de exploração e produção de óleo e gás,  que está prevista na Agenda Regulatória da ANP para o período 2025/26. O que se pretende com essa norma é tratar de medidas como monitoramento, reporte, verificação, detecção e reparação de vazamentos de metano, garantindo a adoção das melhores práticas internacionais”, ressaltou Symone Araújo.

Painel Dinâmico de Emissões

No evento, foi lançado o Painel Dinâmico de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da ANP, ferramenta interativa que dá publicidade aos dados de emissões de GEE nas atividades de produção de petróleo e gás no Brasil.

O painel pode ser acessado na página https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/paineis-dinamicos-sobre-exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/painel-dinamico-de-emissoes.

Estão disponíveis no painel dados como emissões por bacia, por campo e por unidades de produção, rankings por campo e empresa operadora, históricos de emissões, entre outros, separados por ambientes terrestre e marítimo.

Assessoria de Imprensa

Superintendência de Comunicação e Relações Institucionais

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP

Tel.: +55 (21) 2112-8333

imprensa@anp.gov.br

Publicidade