Publicidade

Eletron Energia S.A. mostra como o setor industrial pode aproveitar incentivo para modernizar operações

reduzir desperdícios e alinhar-se ao planejamento energético do Brasil


O mais recente caderno do Plano Nacional de Energia 2055, lançado pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estabelece diretrizes para suprir uma demanda energética que deve triplicar até 2050. O documento apresenta estratégias para a transição rumo a um sistema energético sustentável e para a redução de emissões de carbono. Entre os pilares destacados no relatório, a eficiência energética emerge como uma solução estratégica, capaz de modernizar operações e alinhar o crescimento econômico à inovação tecnológica.

O setor industrial, responsável por mais de 30% do consumo final de energia no Brasil, desempenha um papel central nesse esforço. Os motores elétricos, por exemplo, são os principais equipamentos que influenciam a demanda energética nas fábricas, representando em média 70% de toda a eletricidade utilizada em uma planta fabril (de acordo com dados da Eletrobrás/Procel). “Atualizar esses equipamentos pode reduzir desperdícios, aumentar a competitividade e contribuir para as metas de transição energética estabelecidas no planejamento de longo prazo do Brasil”, comenta Victor Moraes, engenheiro na Eletron Energia S.A.

Ele afirma que empresas especializadas como a Eletron Energia e iniciativas governamentais, como o Programa de Eficiência Energética (PEE), têm auxiliado indústrias na superação das barreiras iniciais desse processo de modernização. “Com soluções práticas e acesso aos recursos financeiros do PEE, que são baratos e subsidiados, as indústrias podem implementar melhorias sem desembolsos financeiros, alinhando suas operações às metas climáticas nacionais”, destaca Victor. 

Como financiar a eficiência energética: o papel do PEE

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Programa de Eficiência Energética é uma ferramenta criada para viabilizar projetos industriais que promovem o uso mais eficiente da energia elétrica. Concessionárias de energia — a exemplo da Copel no Paraná e da Celesc em Santa Catarina — promovem chamadas públicas anuais para selecionar propostas com potencial de economia de energia e otimização dos sistemas produtivos.

Os projetos aprovados nesses editais recebem recursos que cobrem os custos das intervenções que promovem eficiência energética, como automação de processos, substituição de motores e modernização dos sistemas de iluminação. Essa abordagem facilita a adoção de práticas sustentáveis.

“Esses programas desempenham um papel crucial ao fornecer suporte financeiro para empresas que desejam investir em eficiência energética. Além disso, as economias geradas pelos projetos representam um benefício direto para as operações, aumentando a competitividade no mercado”, explica o engenheiro da Eletron Energia.

Passo a passo para implementar eficiência energética nas indústrias

Apesar das oportunidades oferecidas pelo PEE, muitas indústrias ainda hesitam em adotar projetos de eficiência energética, seja por desconhecimento ou receio de burocracia. Empresas especializadas em soluções de eficiência energética, como a Eletron Energia, auxiliam a superação dessas barreiras, simplificando processos e conectando empresas aos incentivos disponíveis.

Segundo Victor Moraes, o primeiro passo é ter uma equipe para cuidar de projetos de Eficiência Energética nas empresas. Quando isso não é possível, as empresas costumam contratar instituições especializadas para levantar oportunidades de projetos que podem ser pagos com a própria economia gerada. Os editais do PEE oferecem financiamento sem juros para ser pago com a economia do projeto. “Após decidir participar de um determinado edital, o recomendado é atuar em conjunto com empresas certificadas, que vão acompanhar os prazos e os requisitos técnicos exigidos”, explica.

São as empresas especializadas em eficiência energética que darão todo o suporte na etapa seguinte, que consiste em realizar um diagnóstico energético para mapear os maiores desperdícios e propor soluções personalizadas. “Por meio de visitas técnicas, nós da Eletron Energia, por exemplo, apontamos ações como a modernização de equipamentos e a automação de linhas de produção”, explica Moraes. Além de atender às necessidades e expectativas de cada cliente, é garantido o cumprimento das diretrizes indicadas pela distribuidora de energia, que exige que a economia seja medida de acordo com o Protocolo Internacional de Medição e Verificação.

Após a elaboração do projeto, a proposta é submetida ao edital. “No caso da Eletron Energia, nosso time se dedica a cada etapa do processo, desde a elaboração das propostas e projetos até sua aprovação, garantindo que tudo seja realizado com excelência”, afirma o engenheiro. Segundo ele, nos últimos sete anos, cerca de 50% dos projetos aprovados pela Celesc e Copel são clientes da Eletron Energia.

A fase final envolve a execução do projeto, com a implementação das melhorias planejadas e o monitoramento dos resultados. Além disso, a Eletron Energia adota padrões internacionais para garantir confiabilidade e transparência na avaliação dos benefícios obtidos.

Superando barreiras com o suporte certo

Para muitas indústrias, um dos principais desafios é o receio dos custos iniciais. Para superar esse obstáculo, a Eletron Energia utiliza contratos baseados em desempenho. “Assumimos os custos iniciais e somos remunerados somente após a comprovação dos resultados obtidos. Isso torna o processo acessível e seguro para as empresas”, explica Moraes.

A eficiência energética, mais que reduzir custos e modernizar operações, representa uma oportunidade estratégica para as indústrias contribuírem com o planejamento energético nacional. “A modernização de processos vai além da economia: é uma preparação estratégica para liderar em um mercado cada vez mais exigente em termos de sustentabilidade e inovação”, conclui Victor Moraes.

Serviço: Como obter consultoria com a Eletron Energia

Empresas interessadas em contar com a consultoria da Eletron Energia para desenvolver projetos de eficiência energética podem entrar em contato diretamente com a empresa. Para mais informações e suporte técnico, acesse o site www.eletronenergia.com.br ou envie um e-mail para contato@eletronenergia.com.br.

Giovana (giovana@lumierecomunicacao.com.br)    

Publicidade