Publicidade

CEO da Evolua Livre elenca quatro motivos e benefícios atrelados à opção por um abastecimento energético sustentável

O Brasil está em uma posição privilegiada nesse cenário, com uma matriz energética diversificada e amplamente renovável, que inclui fontes como hídrica


Com o aumento da conscientização sobre sustentabilidade e o interesse crescente em economizar nas faturas de energia, o Mercado Livre de Energia (ML) e a Geração Distribuída (GD) têm se destacado como soluções estratégicas para consumidores que buscam mais autonomia e eficiência.

O Brasil está em uma posição privilegiada nesse cenário, com uma matriz energética diversificada e amplamente renovável, que inclui fontes como hídrica, eólica, biomassa e solar. Essa diversidade é um diferencial importante para quem opta pela liberdade de escolha, permitindo acesso a contratos personalizados e preços competitivos, com menor dependência do monopólio das distribuidoras de energia.

Para João Paulo Campos, CEO da Evolua Livre, vertical criada para ampliar a atuação da Evolua Energia, a transição para fontes limpas no Mercado Livre ou através da Energia Solar por Assinatura oferece não apenas benefícios econômicos, mas também maior previsibilidade no consumo. “Ao aderir a essas alternativas, o consumidor ganha controle sobre seu contrato e pode optar por fontes renováveis, contribuindo para um futuro sustentável e garantindo previsibilidade no orçamento”, afirma o executivo.

Pensando nisso, o especialista listou quatro razões pelas quais a opção pela energia limpa surge como uma das mais benéficas ao consumidor. Confira:

  1. Redução de custos com previsibilidade financeira

No Mercado Livre de Energia, é possível negociar contratos personalizados com preços mais competitivos, garantindo maior previsibilidade de custos a médio e longo prazo. Esse modelo permite às empresas escaparem das oscilações de tarifas tradicionais, otimizando seus custos em energia. O executivo também destaca que, como alternativa ao Mercado Livre, consumidores residenciais e comerciais podem aderir ao que é conhecido como Energia Solar por Assinatura, economizando mensalmente na conta de energia, sem qualquer investimento.

  1. Sustentabilidade com impacto direto nas políticas de ESG

A adoção de energia limpa alinha empresas às práticas de responsabilidade ambiental, atendendo às crescentes demandas por sustentabilidade no mercado. Consumir  energia através de fonte solar, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou biomassa, reduz a pegada de carbono e agrega valor ao negócio, aumentando sua competitividade. Além disso, com o Mercado Livre de Energia, é possível aferir mais precisamente os impactos ambientais, graças a uma cadeia certificada e centralizada na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), garantindo a procedência da energia consumida.

  1. Incentivos fiscais e regulatórios

O Acesso à energia limpa conta com alguns incentivos fiscais e tarifários, tratados em leis específicas, como a Lei 14.300/22 e em projetos de incentivos estaduais, como a redução de encargos de ICMS na Geração Distribuída, por exemplo. Com esses benefícios, o custo da energia fica mais atrativo para os clientes, principalmente utilizando a energia de comercializadoras especializadas, sem a necessidade de instalação de painéis solares em seus imóveis, especialmente em cenários de aumento da tarifa convencional. 

  1. Tecnologia, Inovação e Digitalização

O acesso ao mercado de energia limpa está cada dia mais simples e inteligente, ampliando a competição entre as empresas que oferecem este serviço, impactando diretamente nos preços ao cliente final. Seja no Mercado Livre de Energia, para consumidores com contas mais altas, ou na modalidade Energia Solar por Assinatura, para clientes de consumo menor,  as experiências de contratação e relacionamento com clientes estão cada vez mais digitais digitalizadas. Há um grande investimento em tecnologia e inovação nas comercializadoras de energia, fruto de um mercado cada vez mais competitivo. Com alguns cliques os clientes aderem aos serviços e passam a contar com uma energia limpa e mais barata.

Grazielle Franca (grazielle.franca@motim.cc)    

Publicidade