Voith realiza modernização na seção de pré-secagem e no sistema de recuperação de calor da PM 3 da fabricante de papel Jass
LVBA Comunicação – Voith -
Melhoria na disponibilidade de MP por meio de melhor operacionalidade
A Voith realizou uma ampla modernização na seção de pré-secagem e no sistema de recuperação de calor da PM 3 da fabricante de papel Jass, em sua unidade em Fulda. Como até dois terços da energia consumida na fabricação de papel são utilizados na seção de secagem, a Jass obteve um grande potencial de economia e um aumento significativo na disponibilidade da máquina. As melhorias implementadas durante a reforma, que durou um mês, já estão surtindo efeito: a empresa reporta melhor desempenho operacional e economia de energia na seção de secagem da PM 3, que produz anualmente 280.000 toneladas de papel, com gramaturas entre 120 e 140 g/m².
"Apesar da execução simultânea de diversos trabalhos, a reforma ocorreu sem contratempos e dentro do prazo previsto. A expertise da Voith e o excelente trabalho em equipe contribuíram significativamente para esse sucesso. Estamos extremamente satisfeitos com as inovações, que consideramos um pilar essencial para o nosso futuro”, diz Michael Habeck, Diretor Técnico da Papierfabrik Jass.
“Nossas soluções modulares são uma maneira eficaz de modernizar máquinas de papel existentes e desbloquear um potencial de economia significativo. Com uma fase de reconstrução de pouco menos de um mês, conseguimos aumentar notavelmente a eficiência dos processos de produção na Jass e, ao mesmo tempo, obter economia de energia na seção de secagem”, diz Stefan Kiel, gerente de projetos na Voith Paper.
Clean Design para operações mais eficientes
Nos grupos de secagem TG1 e TG2, a Voith implementou um novo conceito Clean Design, já introduzido na planta de Schwarza em 2015. Com esse design, o processo de secagem ocorre em rolos-guia internos, o que facilita a operação e impacta positivamente a manutenção. Essa melhoria contribui, sobretudo, para um processo de produção ainda mais eficiente e estável. As modificações nos estabilizadores de folha garantem uma transferência mais estável da folha de papel na saída da secagem e proporcionam uma ventilação eficiente dos bolsões de ar. Além disso, a tensão das vestimentas de secagem foi otimizada por meio de sensores redundantes, e o sistema de limpeza foi atualizado para o CleanLine Extract4D da Voith. Esse sistema utiliza jatos de água em quatro direções para aumentar a permeabilidade da vestimenta, resultando em maior eficiência de secagem e uma melhora significativa na estabilidade operacional da máquina.
Seção de secagem de alto desempenho com capota e recuperação de calor
Os grupos de secagem TG3, TG4 e TG5 foram substituídos e uma capota de secagem EcoHood 65 de alta eficiência foi instalada.
Comparada às capotas de secagem convencionais, que apresentam um ponto de orvalho em torno de 60°C, essa tecnologia possibilita uma economia de energia de até 25%. Graças ao seu design fechado, a EcoHood 65 encapsula a seção de secagem, garantindo máxima eficiência energética. Ao mesmo tempo, proporciona acesso seguro ao sistema por meio de portas basculantes, portas de acesso e aberturas para troca de telas, além da possibilidade de entrada pelo topo da capota, facilitando a operação e a manutenção. Além disso, a EcoHood 65 se destaca pelo excelente controle de processo. Com a melhoria na recuperação de energia, o processo de secagem se torna significativamente mais eficiente, tornando a operação da máquina de papel mais econômica.
Aumento da capacidade produtiva e da automação
Como parte da reforma, a seção de secagem foi tecnicamente aprimorada para operar com uma nova largura de trabalho de 5.160 mm (compatível com a PM 4) e uma velocidade de produção estável de até 1.050 m/min. As soluções de automação já existentes na máquina de papel foram migradas para o novo sistema de controle de processos PCS 7, um sistema avançado que integra todos os sistemas de controle individuais anteriores, além do sistema de controle de qualidade Voith QCS, garantindo uma operação contínua e eficiente.
Os avanços alcançados na Jass demonstram de forma impressionante como a conversão para tecnologias inovadoras e sustentáveis pode gerar um impacto imediato e positivo tanto nos resultados operacionais quanto no meio ambiente. Para aumentar a eficiência energética, a Voith oferece diversas opções no segmento de tecnologia de ventilação, incluindo sistemas de recuperação de calor em múltiplos níveis para aquecimento do ar de suprimento, da água doce, da água branca e do ambiente fabril, além de soluções de automação como OnC.HoodBalance e OnC.HallBalance, que otimizam a operação.
Rogério Santana (rogerio.santana@lvba.com.br)