Publicidade

Governador de Minas Gerais inicia o ciclo de conversas do Pensa Brasil ação idealizada pela Firjan

A iniciativa vai reunir lideranças políticas e especialistas para refletir o Brasil que queremos nos próximos anos.


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, iniciou hoje o ciclo de conversas do Pensa Brasil, ação idealizada pela Firjan para debater os desafios do país. A iniciativa vai reunir lideranças políticas e especialistas para refletir o Brasil que queremos nos próximos anos.

No evento, em 25/2, na sede da Firjan, no Centro do Rio, Zema destacou sua trajetória como sócio de uma grande rede varejista e a experiência da iniciativa privada que trouxe para a gestão pública. Ao lembrar a grave crise econômica do país de 2015/16 e os problemas com que se deparou ao assumir seu primeiro mandato em MG, em 2019, afirmou: "Fiz o que manda qualquer manual de gestão: enxuguei despesas". 

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacaram a importância de iniciativas como o Pensa Brasil. "A Firjan sempre atua buscando ampliar a participação das lideranças empresariais, políticas e instituições da sociedade civil em debates e ações que levem à construção de um ambiente de negócios favorável", afirmou Caetano. Eduardo Eugenio pontuou que "o Pensa Brasil vem de uma reflexão de algum tempo, de que o Brasil tem pensado pouco e o governador Zema é um empresário que trouxe para a política todo seu planejamento de gestão do setor privado e está tendo um sucesso muito grande na gestão pública".

Contas públicas

A questão da gestão das contas públicas e o pagamento de dívidas do estado permeou a fala do governador. Defendeu a derrubada de vetos do Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag): "Estamos, nesse momento, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás, que são os quatro estados que aderiram ao regime de recuperação fiscal, lutando para que os vetos do Propag caiam".

Zema elencou resultados de sua gestão: "O desemprego de MG é o menor da história e temos uma das economias mais dinâmicas do Brasil. Segundo o último dado confirmado pelo IBGE, Minas Gerais já representa 9,5% da economia brasileira. Temos hoje um ambiente amigável para quem investe no estado". Destacou também que "não toma medidas sem ouvir o setor produtivo. A Fiemg é quase uma secretaria de estado".

O governador também mencionou a geração de energia fotovoltaica em Minas, que aumentou de 500 megawatts para mais de 11 gigawatts, o que se aproxima da média de energia gerada na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Citou ainda a transformação do Vale do Jequitinhonha no Vale do Lítio, com objetivo de fomentar o processo de transição energética. Expressou, ainda, o desejo do governo de privatizar empresas do estado ao longo este ano.

Eleições 2026

Zema destacou que, em 2026, vai se envolver muito nas eleições para presidente, que a direita busca um nome de consenso, que será apoiado por ele. Admitiu que pode ele mesmo ser esse candidato.

Ao lado do presidente Caetano, os empresários David Klabin, vice-presidente e conselheiro do CIRJ, e Walter Cavalcante, também conselheiro do CIRJ, propuseram um debate com o governador mineiro sobre temas da agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0. Uma questão-chave para 2026, a segurança pública foi um dos assuntos discutidos entre as lideranças.

Aurélio Gimenez

Assessor de Imprensa
Gerência de Imprensa e Conteúdo 

imprensa@firjan.com.br

www.firjan.com.br

Publicidade