Publicidade

Verdera transforma resíduos da Rio Bonito Embalagens em combustível

Empresa paranaense eliminou o envio de resíduos industriais para aterros


A Rio Bonito Embalagens, empresa paranaense localizada em Boa Ventura de São Roque (PR), é um exemplo de como a aliança entre inovação e sustentabilidade pode redefinir processos industriais. Com mais de 27 anos de história, a empresa, que utiliza 100% de matéria-prima reciclada e biomassa renovável em sua produção, vem intensificando seus esforços para alcançar metas ambientais mais ambiciosas. Desde o final de 2022, em parceria com a Verdera - unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos -, a Rio Bonito Embalagens implementou um novo modelo de gestão de resíduos sólidos e eliminou o envio de resíduos para aterros sanitários. 

Antes da parceria, os resíduos da indústria gerados durante a produção da Rio Bonito Embalagens eram encaminhados a um aterro local, o que resultava em custos crescentes, desafios logísticos e impactos ambientais significativos. Atualmente, cerca de 250 toneladas de resíduos plásticos não recicláveis, estopas contaminantes, e outros materiais são direcionadas para coprocessamento, uma tecnologia de destinação sustentável que elimina resíduos transformando em energia para fabricação de cimento.  

Com suporte logístico da transportadora contratada pela Verdera, a operação assegura a destinação ambientalmente adequada desses materiais, reduzindo custos e promovendo um impacto positivo no meio ambiente. "Hoje, 100% dos nossos resíduos são reaproveitados e seguem para o coprocessamento, o que nos coloca em um caminho sólido rumo à sustentabilidade", destaca Matheus Kulicz, gerente industrial da empresa. 

Mas a Rio Bonito Embalagens não para por aí. A empresa está investindo em um futuro ainda mais sustentável, com planos para o plantio de florestas próprias destinadas à produção de biomassa. Essa iniciativa garantirá autonomia na geração de energia limpa e reduzirá a dependência do mercado externo. Esse movimento faz parte de uma estratégia mais ampla para consolidar a empresa como uma referência em sustentabilidade e responsabilidade ambiental. 

Essas iniciativas ecoam a crescente urgência global de reduzir o volume de resíduos e mitigar os impactos das mudanças climáticas. “Empresas como a Rio Bonito Embalagens mostram que é possível transformar processos tradicionais e adotar práticas mais responsáveis, servindo de exemplo para outras organizações que buscam alinhar suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como o Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Combate às Alterações Climáticas (ODS 13)", disse Eduardo Porciuncula, gerente geral da Verdera.  
 
Ao adotar soluções de economia circular, a Rio Bonito Embalagens não apenas contribui para a preservação dos recursos naturais, mas também fortalece sua posição competitiva em um mercado cada vez mais exigente em termos de responsabilidade ambiental. “A adoção de práticas sustentáveis agrega valor à marca, atrai consumidores e parceiros que priorizam iniciativas alinhadas com ESG e pavimenta o caminho para um modelo econômico mais resiliente e equilibrado no longo prazo", afirma Porciuncula. 

Marina Capistrano (marina@nqm.com.br)    
 

Publicidade