Rockwell Automation divulga seu Relatório de Sustentabilidade de 2024
EPR Comunicação Corporativa -
- Entre os destaques de Sustentabilidade, a companhia atingiu 91% do total de resíduos reciclados e 1,9 bilhão de dólares de receita gerada
A Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade de 2024, destacando a sua estratégia, os resultados e o progresso da empresa para fomentar clientes, negócios e comunidades sustentáveis.
Além de mostrar como a companhia está ajudando os fabricantes em seus esforços de sustentabilidade, o relatório também destaca as iniciativas ESG (Environmental, social and Governance) da empresa, evidenciando como a companhia tem criado produtos e soluções inovadoras e sustentáveis, ao mesmo tempo em que promove uma cultura que capacita os funcionários a operar com segurança e responsabilidade.
“Estamos orgulhosos dos nossos esforços ambientais, sociais e de governança, que fornecem a base para a criação de um futuro mais sustentável”, afirma o Presidente e CEO da Rockwell Automation, Blake Moret. “Continuamos a nos desafiar e nos esforçar para cumprir ou exceder nossos compromissos, ajudando nossos clientes a fazerem o mesmo, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar novos desafios e requisitos, como apoiando-os a rastrear e reduzir seu consumo de energia, água e resíduos, e a produzir novos produtos e tecnologias inovadoras em escala”, ressalta.
E - Compromisso com o meio ambiente
Em relação ao meio ambiente, um dos principais marcos da Rockwell Automation é a meta de neutralidade de carbono. A empresa está intensificando seus esforços para reduzir as emissões por meio de uma estratégia global complementada por soluções locais. Até 2030, a empresa avançará rumo à neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2, que correspondem às emissões diretas e indiretas relacionadas à energia adquirida. As emissões do escopo 3 (indiretas da cadeia de valor) representam 99% da pegada de carbono total da empresa, com as emissões diretas dos escopos 1 e 2 representando 1%.
Outro ponto positivo foi a reciclagem de resíduos. Em 2024, a companhia atingiu 91% de reciclagem do total de resíduos gerados. Além disso, em termos de geração de receita, a empresa alcançou a marca de 1,9 bilhão de dólares provenientes de produtos e soluções voltados para eficiência energética, conforme a definição do SASB (Sustainability Accounting Standards Board).
S - Impacto social na indústria
Em 2024, a Rockwell Automation destinou 9,1 milhões de dólares à filantropia. Desses, 45% foram alocados para educação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), 27% para equidade e inclusão, 26% para engajamento de talentos e 2% para assistência e recuperação de desastres.
No campo da segurança dos funcionários, a empresa manteve uma taxa de casos registráveis de apenas 0,27, sendo a melhor da sua categoria, superando o primeiro quartil de seus pares na fabricação de equipamentos eletrônicos. A Rockwell Automation também investiu 183 milhões de dólares em pequenas empresas, bem como em empresas com proprietários veteranos, minorias, mulheres e LGBTQIA+.
G - Governança alinhada ao futuro
A Rockwell Automation possui um conselho de administração diversificado, composto por 100% de comitês independentes e um diretor independente principal. A linha direta de denúncias e o sistema de denúncias da Rockwell Automation, estabelecidos em 1985, foram um dos primeiros programas de ombudsman corporativos do mundo. Sua eficácia é demonstrada pela taxa de comprovação maior que a média e taxa anônima menor que a média para casos relatados.
Por fim, a companhia deu passos significativos na certificação de segurança de tecnologia operacional, sendo a primeira instalação de operações industriais do mundo a ser certificada pela IEC 62443, série de normas internacionais que estabelecem diretrizes de segurança para sistemas de automação industrial.
O CEO comenta que a companhia seguirá fomentando mudanças positivas e coletando resultados significativos. “Ao aumentar a produtividade, reduzir o impacto ambiental, garantir a eficiência operacional e a segurança, estamos possibilitando um futuro mais brilhante para as pessoas e para o planeta”, finaliza.
Melissa Venturini da Fonseca (melissa.venturini@epr.com.br)