Schneider Electric publica detalhes do seu desempenho em sustentabilidade no quarto trimestre de 2024
RPMA Comunicação -
Pontuação do índice Schneider Sustainability Impact (SSI) atingiu 7,55 de 10, superando os 7,44 estabelecidos para o ano passado
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, publica detalhes do seu desempenho em sustentabilidade no quarto trimestre de 2024, juntamente com seus resultados financeiros anuais. A pontuação do programa Schneider Sustainability Impact (SSI) da companhia atingiu 7,55 de 10, superando a meta estabelecida para o ano passado, que era de 7,40. O monitoramento e a divulgação trimestral do progresso dos 11 compromissos globais do SSI são fundamentais para atingir os objetivos da organização em todas as dimensões do ESG.
“Em 2024, a Schneider Electric foi reconhecida pela TIME e Statista como a empresa mais sustentável do mundo. No início deste ano, tivemos a honra de receber o mesmo reconhecimento da Corporate Knights, como parte de seu ranking Global 100 - marcando nossa segunda vez no topo dessa lista e um feito inédito para qualquer corporação. Essas conquistas extraordinárias, ao lado de outros reconhecimentos importantes em ESG, nos inspiram a alcançar patamares ainda maiores em 2025”, diz Chris Leong, Chief Sustainability Officer da Schneider Electric. “Ao entrarmos no último ano do nosso programa Schneider Sustainability Impact, estamos determinados a continuar transformando ambição em ação. Ainda há trabalho a fazer, mas com o apoio do nosso vasto ecossistema, dos nossos colaboradores e de todos os nossos Impact Makers, teremos sucesso”, acrescenta.
A Schneider Electric continua avançando de forma consistente a cada trimestre em direção às suas metas de redução da pegada de carbono de seus clientes. Desde 2018, seus produtos, softwares e serviços de economia de energia permitiram que os clientes economizassem e evitassem a emissão de 679 milhões de toneladas de CO2. Os 1 mil principais fornecedores engajados no Projeto Carbono Zero da Schneider fizeram avanços significativos na adoção de iniciativas de eficiência energética e na transição para a energia renovável, resultando em uma redução geral de 40% nas emissões dos fornecedores até o final de 2024.
Os fornecedores da Schneider também estão comprometidos com padrões de trabalho decentes, garantindo salários justos, ambientes de trabalho seguros e melhores condições trabalhistas. Em apenas um ano, o percentual de fornecedores que atendem aos rigorosos padrões da companhia aumentou de 21% no final de 2023 para 63% no final de 2024.
Esse compromisso com práticas éticas está alinhado com a missão mais ampla da Schneider Electric de causar um impacto positivo globalmente. Um ano antes do previsto, mais de 53,4 milhões de pessoas agora têm acesso à eletricidade limpa e confiável, superando a meta de 50 milhões do SSI. Os projetos de eletrificação rural da companhia, incluindo microgrids solares na África, transformam vidas ao promover bem-estar nas comunidades locais e impulsionar as economias regionais.
Até o final de 2024, a Schneider Electric treinou mais de 824 mil pessoas em gestão de energia, aproximando-se de sua meta de chegar a 1 milhão até o fim de 2025. Por meio do programa Youth Education & Entrepreneurship, a empresa capacita jovens com habilidades essenciais em eficiência energética, preparando-os para carreiras em setores sustentáveis.
Além dessas conquistas, pelo 14º ano consecutivo, a Schneider Electric foi incluída no DJSI World Index, conquistou um lugar na lista A do CDP e obteve uma classificação AAA da MSCI ESG. A pontuação mais recente da companhia na EcoVadis assegurou uma medalha de Platina.
Agenda ESG na América do Sul
A Schneider Electric também avançou em iniciativas sustentáveis na América do Sul. Em 2024, o Programa de Acesso à Energia impactou aproximadamente 24 mil pessoas na região, proporcionando acesso à energia limpa e segura. Já o Business with Empathy contou com o apoio de 26 parceiros regionais na doação de lanternas solares para populações vulneráveis.
Na frente de educação, o Programa de Acesso a Treinamento técnico vocacional da companhia formou quase 82 mil pessoas em energia e STEM em 118 escolas na região. O projeto "Gen E Academy", que faz parte de um dos compromissos locais do Cluster Norte Andino treinou mais de 600 estudantes universitários, dos quais quatro já foram contratados pela Schneider Electric.
No Brasil, a companhia distribuiu lanternas solares para 1 mil parteiras de povos tradicionais da Amazônia com o objetivo de promover melhoria nos atendimentos, além de segurança e bem-estar. Uma ação da empresa em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) beneficiou pessoas em situação de refúgio nos acampamentos de Boa Vista (RR). Iniciativas voltadas à modernização elétrica impactaram 65 mil pessoas em comunidades vulneráveis no país, destacando o compromisso da Schneider Electric com a inclusão energética. A substituição do plástico bolha por papelão de reuso picado nas embalagens e a otimização de pacotes para pequenos itens resultaram em uma economia de 3,5 toneladas de resíduos por ano no país.
Para mais informações sobre o programa Schneider Sustainability Impact, explore o relatório do quarto trimestre ou do ano completo de 2024, que apresenta um painel detalhado do progresso alcançado:
Gustavo Fritz (gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br)