Mercedes-Benz e a Raízen Power deram um novo passo na geração de energia fotovoltaica no Estado do Rio Grande do Norte
Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus -
Por meio do modelo de autoprodução e equiparação, a energia elétrica gerada pelo projeto cobre 100% do abastecimento das fábricas brasileiras
A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power deram um novo passo no âmbito do projeto “Dunamis” de geração de energia fotovoltaica no Estado do Rio Grande do Norte. As usinas iniciaram a produção de energia solar em sua capacidade total em janeiro deste ano.
Com o início das operações do projeto Dunamis, a Mercedes-Benz do Brasil, subsidiária da Daimler Truck, que está presente no País há quase 70 anos e é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina, dá mais um passo decisivo rumo à neutralidade de CO2 em suas unidades produtivas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG).
A fabricante de veículos comerciais adquiriu participação no capital da usina solar do projeto Dunamis, construída pela Raízen no município de Santana dos Matos (RN). O projeto de energia solar é composto por quatro usinas fotovoltaicas, abrangendo uma área de 410 hectares com capacidade instalada total de 117,54 MW.
Por meio do modelo de autoprodução, a energia elétrica gerada pelo projeto cobre 100% do abastecimento da fábrica de caminhões, chassis de ônibus e agregados de São Bernardo do Campo e da fábrica de cabinas de caminhões de Juiz de Fora.
“A Daimler Truck está trabalhando em diferentes frentes para alcançar a neutralidade de CO2 em todas as suas operações pelo mundo. Aqui no Brasil, a Mercedes-Benz deu um grande passo nessa estratégia de negócios com foco em sustentabilidade, reforçando o nosso compromisso e contribuição com o meio ambiente por meio do consumo de energia limpa, impactando na redução das emissões e dos efeitos das alterações climáticas. A fazenda solar faz parte de uma gama de ações que estamos desenvolvendo nas nossas fábricas brasileiras, como o nível aterro zero nas duas plantas, o Prédio Verde, em Juiz de Fora, e a nossa linha de peças remanufaturadas totalmente alinhada com o conceito de economia circular”, comenta Erica Daumichen, Vice-Presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
A energia elétrica gerada pelo projeto Dunamis alimentará o Sistema Interligado Nacional (SIN), que integra a geração de energia elétrica e assegura o fornecimento aos usuários conectados em todo o Brasil. “Ou seja, a forma como a Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais recebem o suprimento de energia não muda. A energia limpa na qual a Empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, explica Erica Daumichen.
A eletricidade produzida pelas usinas solares pode ajudar a evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao abastecimento de 48 mil domicílios brasileiros (projeção baseada no fator de conversão 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Disponível em: https ://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/dados-e-ferramentas/fatores-de-emissao).
Proteção climática e ambiental, um compromisso global da Daimler Truck
A Daimler Truck está claramente comprometida com o Acordo Climático de Paris. Em suas próprias operações, a Daimler Truck reduz as emissões de gases de efeito de estufa por meio do fornecimento de energia renovável e de medidas de eficiência energética nas suas unidades globais de produção.
Outras iniciativas ambientais da Mercedes-Benz do Brasil
A redução nas emissões de CO2 nas atividades das fábricas de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil também está evidente em outras ações, como o Aterro Zero, a Fazenda Urbana e a Linha Renov de Peças Remanufaturadas.
O Programa Aterro Zero, implantado em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, abrange diversos processos de descarte e reciclagem de materiais. Com esta medida, a Empresa deixa de enviar cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários, evitando a emissão de CO2, além de minimizar outros impactos ambientais.
A planta de São Bernardo do Campo abriga a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo, com a produção de verduras 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da Empresa. A produção na estufa, ao lado do restaurante interno, elimina o desperdício de alimentos e tem zero emissão de CO2 durante o transporte.
Desde 2004, a Mercedes-Benz do Brasil pratica o conceito de economia circular com a Linha Renov de Peças Remanufaturadas. Trata-se do maior portfólio do mercado, com mais de 300 itens para caminhões e ônibus. Neste caso, a Mercedes-Benz recupera as peças desgastadas aplicando o mesmo nível de qualidade exigido na produção de itens novos. O processo sustentável de remanufatura resulta na redução do descarte de materiais e de emissão de poluentes.
Contatos da Assessoria de Imprensa
Email: pool-id.mercedes-benz_press@daimlertruck.com