Publicidade

Schneider Electric anuncia uma nova funcionalidade de cibersegurança

Para tecnologia operacional (OT) nos modelos SCADAPack™ 470i e 474i. As RTUs


Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia uma nova funcionalidade de cibersegurança para tecnologia operacional (OT) nos modelos SCADAPack™ 470i e 474i. As RTUs (Unidades Terminais Remotas) são dispositivos eletrônicos fundamentais para o monitoramento e controle de sistemas e processos em locais remotos ou de difícil acesso, como redes de energia, oleodutos e sistemas de distribuição de água. Agora, clientes de infraestrutura crítica podem gerenciar de forma segura o acesso às RTUs em ambientes desafiadores com a mesma facilidade com que gerenciam o login ao e-mail de seus funcionários.

As ameaças cibernéticas a sistemas de água e oleodutos continuam crescendo, tornando o controle do acesso às RTUs em ambientes remotos e adversos vital para a segurança OT. No entanto, gerenciar esse acesso pode ser arriscado e consumir muito tempo. Por isso, o SCADAPack 470i e 474i conta com um dispositivo inteligente para todas as operações de controle remoto e computação. Desse modo, os clientes podem gerenciar com segurança o acesso às RTUs utilizando ferramentas de TI padrão, como Active Directory™, garantindo a proteção de infraestruturas críticas, incluindo sistemas de água e oleodutos.

A combinação de uma plataforma RTU robusta com a flexibilidade do Linux assegura que um único SCADAPack 470i ou 474i possa hospedar serviços de borda, protocolos e aplicativos, proporcionando uma segurança OT eficiente para todas as operações de controle remoto e computação.

Os recursos de controle baseado em funções (RBAC) do SCADAPack 470i e 474i também auxiliam na conformidade com as regulamentações de proteção cibernética na borda. O SCADAPack 470i se integra a ferramentas de segurança de TI e OT padrão, com suporte para firewall IP, NAT, autenticação segura DNP3 e muito mais.

“Podemos observar a crescente vulnerabilidade de infraestruturas críticas, como sistemas de água e esgoto e oleodutos, a ciberataques”, afirma James Redmond, gerente Global de Ofertas da Schneider Electric para o SCADAPack. “Por isso, aprimorar a OT com recursos de segurança padrão do universo de TI é imprescindível. Com um custo mínimo, habilitar RBAC em RTUs inteligentes ajuda a proteger essa infraestrutura crítica, permitindo operações contínuas, seguras e rentáveis.”

A nova funcionalidade de cibersegurança OT do SCADAPack 470i e 474i oferece aos clientes uma proposta única como a primeira RTU com RBAC no mercado. Suas diversas capacidades, integradas em uma única plataforma fácil de usar, reduzem os custos de design, instalação, manutenção e proteção de borda.

RPMA Comunicação

schneiderelectric@rpmacomunicacao.com.br

Fabiano Oliveira 

Gustavo Fritz 

Publicidade