MOPCO aprimora produção sustentável de ureia e amônia
RPMA Comunicação -
Tecnologia proprietária de Recuperação e uso de CO2 (CCU)
A thyssenkrupp Uhde foi selecionada pela MOPCO – Misr Fertilizers Production Company, do Egito, para fornecer tecnologia avançada para três plantas existentes de amônia e ureia em Damietta, a fim de tornar a produção mais sustentável. Ao adotar uma solução inovadora de captura e uso de carbono (CCU) da thyssenkrupp Uhde, a empresa tem o objetivo de remover até 145 mil toneladas por ano de CO2 dos gases oriundos da produção de amônia e utilizá-los na produção de ureia.
Ao mesmo tempo, serão instalados três novos cartuchos de conversão de amônia de última geração uhde® nas plantas existentes, expandindo a capacidade de produção de amônia e reduzindo em cerca de 10% o consumo de gás natural para o gás de síntese. Para diminuir ainda mais as emissões de CO2 será fornecido hidrogênio verde adicional, proveniente de novas unidades de eletrólise de água movidas a energia renovável. A MOPCO planeja produzir até 150 mil toneladas anuais de amônia verde.
"Essa colaboração com a thyssenkrupp Uhde representa um passo significativo em direção aos nossos objetivos estratégicos de sustentabilidade. Suas tecnologias de ponta não apenas aumentarão nossa capacidade de produção, mas também reforçarão nosso compromisso de fornecer ureia mais sustentável e produzir amônia verde, posicionando a MOPCO como uma das líderes nesse segmento na região MENA (Oriente Média e Norte da África)", diz Ahmed Mahmoud El-Sayed, presidente do Conselho e diretor-geral da MOPCO.
"Temos orgulho de propiciar que nosso parceiro de longa data, a MOPCO, expanda seus negócios para uma produção mais sustentável por meio de nossas soluções inovadoras de captura de carbono e amônia de baixa emissão", acrescenta Nadja Håkansson, CEO da thyssenkrupp Uhde.
As plantas de amônia e ureia - três de cada - foram originalmente construídas pela thyssenkrupp Uhde entre 2006 e 2015, cada uma com capacidade aproximada de 1.200 toneladas métricas por dia (mtpd) de amônia e 2.000 mtpd de ureia. Agora, para ampliar a capacidade de produção de amônia, serão inseridos três novos cartuchos de conversão de amônia uhde®.
Esses novos cartuchos, baseados nas mais recentes inovações de design, como leitos de catalisador removíveis e fluxo axial-radial, vão incrementar a produção em 150 mtpd por planta. Isso será possível por meio da elevação significativa dos volumes efetivos de catalisador, utilizando o catalisador de alto desempenho KATALCOTM 74-1 da Johnson Matthey como parte da solução.
Como os cartuchos foram projetados para serem instalados nos reatores de alta pressão existentes, as adaptações de hardware são mínimas, permitindo que a modernização seja realizada com tempo de inatividade reduzido. A thyssenkrupp Uhde fornecerá suporte completo durante as fases de instalação e início das operações, incluindo a integração do futuro fornecimento de hidrogênio verde.
Izabelle Prado <izabelle.prado@rpmacomunicacao.com.br>