BMW Group adquire dois caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio com zero emissões
BMW Group Brasil -
Conheça os modelos de duas e quatro rodas que foram protagonistas em filmes e séries. Início do projeto piloto H2Haul na Planta do BMW Group
O BMW Group adquiriu dois caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio com zero emissões, lançando uma operação piloto como parte do projeto europeu H2Haul, que busca promover a mobilidade do hidrogênio no transporte de cargas. Os dois veículos operarão entre Leipzig, Landsberg e Nuremberg para testar a viabilidade dessa tecnologia. Para permitir a operação em larga escala, estão sendo construídas duas estações de abastecimento de hidrogênio de última geração em Leipzig e Hormersdorf. Essas estações garantem reabastecimento rápido com grandes volumes de hidrogênio, um fator essencial para o uso contínuo de caminhões com células de combustível no setor logístico. O BMW Group está implementando o projeto H2Haul em parceria com Iveco, DHL e TEAL Mobility.
"Na logística global, é fundamental escolher o meio de transporte adequado para operar de forma eficiente e sustentável. Nossa abertura tecnológica no BMW Group também se reflete na logística de transporte. Pela primeira vez, caminhões movidos a hidrogênio serão usados na produção de automóveis em série na Alemanha. Trabalhamos há anos com nossos parceiros para implementar essa frota piloto. Este projeto é um marco importante, pois nos permite ganhar experiência operacional e continuar avançando nessa tecnologia essencial."– Michael Nikolaides, chefe de Rede de Produção e Logística do BMW Group.
Dois dos 16 caminhões financiados na Europa serão usados pelo BMW Group Logistics
O projeto H2Haul tem como objetivo testar caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio em condições reais, avaliando sua contribuição para a descarbonização do transporte pesado. Essa iniciativa prepara o caminho para a comercialização em larga escala desses veículos na Europa. Com financiamento da Clean Hydrogen Partnership, um total de 16 caminhões entrarão em operação em diversos países europeus. Entre eles, dois IVECO S-eWay Fuel Cell serão utilizados pelo BMW Group Logistics na Alemanha. Os dados obtidos pelo BMW Group ao operar esses dois caminhões ajudarão no aprimoramento da tecnologia, facilitando sua implementação em larga escala no setor logístico. Além disso, os caminhões movidos a hidrogênio oferecem vantagens significativas: Reabastecimento rápido, Maior autonomia, Maior flexibilidade operacional, sem necessidade de infraestrutura elétrica específica para recarga. Os caminhões movidos a hidrogênio se tornam, assim, uma complementação ideal para os caminhões elétricos, que também já estão em uso no BMW Group para rotas longas.
Estratégia do BMW Group para reduzir emissões na logística
A participação no projeto H2Haul, com a implementação prática de caminhões de hidrogênio para transporte de longa distância e cargas pesadas, faz parte da Estratégia do BMW Group para Redução de Emissões Logísticas. A iniciativa está alinhada aos objetivos climáticos da empresa e é liderada pela equipe interdepartamental "Redução de Emissões Logísticas", que desenvolve soluções para reduzir CO2 em todas as operações de transporte – seja por rodovia, ferrovia ou via marítima. O time avalia diferentes tecnologias de propulsão e possíveis cenários futuros, garantindo que o transporte dentro da rede global de produção e distribuição do BMW Group seja cada vez mais sustentável.
Uso adicional de caminhões movidos a combustão de hidrogênio no projeto HyCET
Além da participação no H2Haul, o BMW Group também lidera o projeto HyCET, que testa caminhões com motores de combustão movidos a hidrogênio. Como parte desse projeto, a empresa implementará: Dois caminhões de 40 toneladas e um caminhão de 18 toneladas. O HyCET é financiado pelo Ministério Federal de Digital e Transporte da Alemanha (BMDV) e conta com DHL, Volvo Trucks, Deutz, KEYOU e TotalEnergies como parceiros. Ao testar células de combustível e motores de combustão a hidrogênio simultaneamente, o BMW Group reforça sua abordagem tecnológica aberta na logística de transporte. Embora os motores de combustão a hidrogênio tenham um consumo maior que as células de combustível, seu custo de produção é menor, pois compartilham semelhanças com os motores a diesel convencionais. De acordo com as regulamentações da UE, os caminhões movidos a hidrogênio são classificados como veículos de zero emissões. Ambos os tipos de caminhões serão usados na mesma rota do BMW Group Logistics, abastecendo nas mesmas estações de combustível. O objetivo é determinar as melhores aplicações para cada tecnologia dentro da logística do BMW Group.
Hidrogênio também na logística interna da Planta de Leipzig
A Planta de Leipzig tem sido pioneira no uso de hidrogênio na logística interna do BMW Group. Principais marcos: 2013: Construção da primeira estação de abastecimento de hidrogênio interna da Alemanha, Mais de 200 veículos industriais movidos a células de combustível já operam na planta, Cinco estações de abastecimento dentro do complexo industrial, Abastecimento totalmente automatizado já implementado na estação mais recente
Uso de queimadores de hidrogênio flexíveis na oficina de pintura
A Planta de Leipzig é a primeira fábrica de automóveis do mundo a operar queimadores que podem usar gás natural e hidrogênio no processo de pintura. Atualmente, cinco queimadores bivalentes são usados na aplicação da pintura do teto contrastante do MINI Countryman. Outros queimadores estão sendo adaptados gradualmente, permitindo que, no futuro, o uso de gás natural seja completamente eliminado. "Nossa visão para Leipzig é a descarbonização completa da produção. Isso inclui a substituição dos combustíveis fósseis por hidrogênio."– Petra Peterhänsel, diretora da Planta do BMW Group em Leipzig
Primeiro modelo BMW movido a hidrogênio será produzido em 2028
Após os testes bem-sucedidos da frota piloto global do BMW iX5 Hydrogen, o BMW Group se prepara para iniciar a produção em série de veículos movidos a hidrogênio em 2028.Isso significa que um modelo existente da marca terá uma versão adicional com sistema de propulsão a células de combustível de hidrogênio.Para o BMW Group, as células de combustível são uma tecnologia complementar aos veículos elétricos a bateria (BEV), assim como os híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).
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