Fluke anuncia o lançamento do FEV-350 um analisador de estações de carregamento de veículos elétricos
EPR Comunicação Corporativa -
- Com fácil utilização e possibilidade de realizar testes abrangentes, o FEV-350 certifica a conformidade com as normas regulatórias automaticamente
Com a rápida expansão da frota eletrificada no Brasil e a crescente demanda por infraestrutura confiável, a Fluke - líder mundial em ferramentas de teste e medição, acaba de anunciar o lançamento do FEV-350, um analisador de estações de carregamento de veículos elétricos. Projetado para fabricantes e suas redes de assistências técnicas, concessionárias e profissionais que instalam, reparam, inspecionam e mantém as estações de carregamento, o novo equipamento chega ao mercado para tornar os testes mais ágeis, garantir conformidade com normas regulatórias, além de avaliar, documentar e certificar o funcionamento das estações de recarga de maneira automatizada e intuitiva.
De acordo com o Gerente de Produtos da América Latina para o segmento de renováveis na Fluke do Brasil, Rodrigo Oliveira, o FEV-350 destaca-se por sua capacidade de documentar e certificar as estações de carregamento de acordo com as normas IEC 61851-1 e IEC/HD 60364-7-72. "Essa certificação é essencial para evitar falhas e garantir que o sistema esteja operando dentro das especificações técnicas. Dado que muitos profissionais ainda não têm pleno conhecimento dessas regulamentações, o equipamento chega como uma possibilidade de análise do cumprimento as normas fácil e intuitiva”, comenta.
Eletrificação veicular: um mercado aquecido
De acordo com o mais recente levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a venda de carros elétricos no Brasil registrou um aumento de 89% em 2024, com 177.358 veículos leves eletrificados emplacados de janeiro a dezembro. Para acompanhar tamanha demanda, o último ano registrou o crescimento de 182% na quantidade de carregadores, que foi de 4,3 mil - no fim de 2023 - para 12,13 mil em 2024, segundo dados da empresa de tecnologia para mobilidade elétrica Tupi.
Nesse sentido, Oliveira reforça a necessidade do estímulo ao crescimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos para atender à demanda promissora que se observa no Brasil. “A Fluke, entendendo a urgência deste mercado, desenvolveu o equipamento como forma de contribuir para o fomento da eletrificação veicular de maneira consistente e otimizada, garantindo a conformidade com os padrões exigidos”, afirma.
Mais performance para as estações de carregamento
Oliveira explica ainda que a expansão dessa infraestrutura de carregamento, por sua vez, exige exatamente a lacuna que o FEV-350 supre: a realização de testes funcionais, de segurança e indicação de resoluções de problemas e reparos imediatamente, com um único equipamento.
“A ferramenta segura, portátil e intuitiva realiza testes que verificam se a estação de carregamento de corrente alternada está operando dentro do esperado ou se apresenta alguma inconsistência. Para tanto, ela simula um veículo elétrico e se torna a interface da estação para o operador que, por meio de uma gama de conectores compatíveis, realiza múltiplos testes necessários, pré-definidos a partir das normas vigentes, apoiando inclusive profissionais inexperientes a garantir os resultados esperados”, reforça.
Além disso, a interface com o software TruTest, da Fluke, garante que os resultados e relatórios sejam armazenados, organizados e documentados de forma eficiente. “Assim, é possível economizar tempo, facilitar a manutenção, garantir segurança e gerenciar os dados e relatórios de maneira prática”, avalia.
Oliveira pondera que o equipamento está alinhado aos planos da Fluke de se manter atualizada para manter o mundo funcionando. “A necessidade de apenas um equipamento para a realização dos testes e relatórios deve estimular o mercado a acelerar a criação e a manutenção das estações de carregamento, certificando sua operação automaticamente e de acordo com um padrão, tudo isso sem perder a confiabilidade, marca registrada da companhia. Assim, é possível garantir qualidade e segurança aos usuários e maior vida útil à bateria do veículo, estimulando um mercado cada vez mais aquecido”, finaliza.
Giovana Macedo - EPR (giovana@epr.com.br)