Ecco Soma desenvolve um sistema de controle para redução do consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa
SURTO CRIATIVO -
Em Sistemas Híbridos: Fotovoltaicos e Geradores a Combustão. O SIC-PVDG representa um avanço tecnológico significativo no setor de energias limpas
A Ecco Soma, startup de Santa Cruz do Sul, RS, está desenvolvendo um Sistema Inteligente de Controle (SIC-PVDG) para Redução do Consumo de Combustível e Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Sistemas Híbridos: Fotovoltaicos e Geradores a Combustão. O SIC-PVDG representa um avanço tecnológico significativo no setor de energias limpas, pois é capaz de contribuir ativamente na mitigação do aquecimento global e, simultaneamente, fomentar a democratização do acesso à energia elétrica através da eficiência energética.
Para entender o ineditismo do equipamento, é necessário um exemplo prático: segundo números dos Sistemas Isolados no Brasil (SISOL), 175 municípios brasileiros utilizam geradores a óleo diesel como fonte de fornecimento de energia, atendendo aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em 2024. Ao ano, são consumidos aproximadamente 76 milhões de litros de óleo diesel, com emissão de 216.000 toneladas de GEE.
A hibridização do sistema, que nada mais é do que aumentar o uso de fontes renováveis de modo mais eficiente que o atual, combinadas com geradores a combustão, é viável e mais sustentável, mas a intermitência dessas fontes pode causar distúrbios no sistema elétrico, danificar geradores e deixar os consumidores sem energia.
A hibridização do sistema – que é a combinação otimizada de fontes renováveis e geradores a combustão – é uma alternativa viável e mais sustentável. No entanto, sistemas híbridos ainda são caros e a natureza intermitente das fontes renováveis pode desestabilizar o sistema elétrico, danificar equipamentos e causar interrupções no fornecimento de energia.
Sistema Inteligente de Controle (SIC-PVDG):
O Sistema Inteligente de Controle (SIC-PVDG) mitiga as instabilidades geradas por essa intermitência, aumentando para um aproveitamento médio de 70% da potência do gerador fotovoltaico ao contrário dos atuais 30% junto ao gerador a combustão. Desta forma, reduz o consumo de combustíveis fósseis ou biodiesel entre 15,13% e 30% e diminui, proporcionalmente, a emissão de GEE. Além disso, impacta diretamente na redução de custos operacionais e logísticos, garantindo eficiência energética de maneira acessível e com menor impacto ambiental
De forma inédita no mercado, o SIC-PVDG dispensa o uso de baterias ou geradores extras, garantindo por si só a eficiência na operação, reduzindo despesas e minimizando o impacto ambiental. É um equipamento é genérico e capaz de operar em diversas combinações de sistema de geração de energia híbrido, além de possibilitar a hibridização
"A instalação do SIC na rede SISOL, por exemplo, representaria uma economia mínima aproximada no consumo de óleo diesel de R$ 75.613.676,00 anuais, além de uma redução de aproximadamente 32.572,00 toneladas anuais de emissão dos gases de efeito estufa", explica Paulo Farah, diretor de sustentabilidade e eficiência energética da Ecco Soma.
Pensando em geração de energia limpa, a implementação do projeto SIC-PVDG na Amazônia Legal e Pernambuco reduziria o consumo anual de diesel em pelo menos 11,6 milhões de litros. E, a adaptação dos geradores para biodiesel diminuiria ainda mais as emissões de 2,36 MtCO2eq durante todo o ciclo de vida, desde a produção até a combustão.
"A tecnologia melhora a eficiência operacional dos sistemas de geração, resultando em custos de operação e manutenção mais baixos e racionalização dos recursos energéticos. A implementação do SIC-PVDG também promove a economia circular, fomentando um sistema energético socioeconômico e ambiental mais vantajoso para todos e menos dependente de combustíveis fósseis", resume Farah.
O SIC-PVDG pavimenta um caminho onde a sustentabilidade, a tecnologia e acesso à energia andam de mãos dadas.
Desenvolvimento:
Com tecnologia 100% brasileira, o protótipo do SIC-PVDG está sendo desenvolvido no Instituto Redes Inteligentes que conta com alguns dos melhores pesquisadores, a nível mundial, na área de eletrônica de potência e controle. Como a ICT faz parte da UFSM, a Ecco Soma utiliza toda infraestrutura de laboratórios da universidade e conta com aporte científico agregado.
Ecco Soma, além de sua colaboração com a UFSM, utiliza o ecossistema de inovação do TECNOPUC para desenvolver o SIC-PVDG. Através do programa Startup Road, a Ecco Soma está transformando seu projeto SIC_PVDG em um negócio estruturado, com acesso a suporte, validação e networking