Publicidade

Eaton divulga resultados de estudo que comprovam o impacto ambiental positivo da linha ECOBox®

Transmissões remanufaturadas também oferecem vantagens econômicas, com qualidade, originalidade e garantia de fábrica


Eaton divulga resultados de estudo que comprovam o impacto ambiental positivo da linha ECOBox®, além de vantagens econômicas para revendedores e consumidor final, reforçando o conceito de economia circular. Além dos produtos apresentarem uma pegada de carbono 30% menor, eles chegam a custar em média 30% menos que um novo.

A produção de transmissões e embreagens remanufaturadas pela Eaton teve início em 2008, em linha com a estratégia de negócios da empresa em termos de sustentabilidade e com a oportunidade de negócios que foi identificada no mercado, permitindo a entrega de produtos com qualidade e preço competitivo. As transmissões e as embreagens que fazem parte da marca ECOBox® trazem a vantagem de serem produzidas pelo fabricante original, com a mesma qualidade e garantia dos produtos novos.

O estudo do impacto ambiental positivo das transmissões do ECOBox® levou cerca de 10 meses e foi realizado de forma transversal e interdisciplinar na empresa, envolvendo as áreas de Aftermarket e EHS ("Environment, Health and Safety" ou seja, "Saúde, Segurança e Meio Ambiente", em português), que trabalharam juntas no estudo e contaram com o apoio do Centro de Excelência Global para Design de Produtos da empresa, na Índia.

Como funciona 

A Eaton atua junto aos seus revendedores e parceiros em relação ao produto ECOBox®. Ao receberem o produto usado e sem condições de reutilização imediata, enviam para a Eaton, que recebe esses produtos fora de uso, desmonta todos os itens, analisa e inspeciona as peças, que são classificadas de acordo com o seu estado de conservação. Aquelas que têm sua condição de qualidade preservada e dentro dos padrões estabelecidos são reutilizadas, já as que estão com mais desgaste ou condenadas são substituídas. Após a montagem do produto remanufaturado, ele passa pelos mesmos testes dos produtos novos para garantir a sua qualidade e voltar ao mercado.

As transmissões remanufaturadas da ECOBox® possuem pintura externa verde para identificá-los com mais facilidade e associá-los ao seu apelo sustentável.

Sustentabilidade 

Ao analisar o ciclo de vida das transmissões, o estudo da ECOBox® mostrou resultados positivos na pegada ambiental. A produção de transmissões remanufaturadas atingiu uma redução de 26% a 44% na emissão de gases de efeito estufa adicionado aos produtos, ou seja, apresenta redução de geração de gases de efeito estufa ("GEE", em português, e "GHG", em inglês). A linha ECOBox® substitui o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração, num processo integrado alinhado à economia circular, além de reduzir a produção de resíduos e a utilização de novas matérias-primas em sua produção, deixando de ser carbon footprint para se tornar handprint, o que significa que quantifica os impactos positivos (reais e potenciais) que o produto produz para o ambiente.

De acordo com o estudo, houve redução da pegada de carbono: quando comparado a um novo, o produto remanufaturado apresenta uma pegada de carbono 30% menor, equivalente a uma redução de 150 toneladas de CO2 (de 2019 a 2024), impactando diretamente na mitigação do aquecimento global. Em relação ao reúso de materiais, houve um reúso de 131 toneladas de material metálico, incluindo aço, ferro fundido e alumínio, reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima.

"Toda a visão de sustentabilidade da Eaton está presente no ECOBox®. Queríamos um produto de qualidade, mas que apresentasse claramente benefícios ambientais. Com a transversalidade do estudo identificamos os resultados e os números que comprovam o impacto ambiental positivo da linha. Ao aliarmos isso com a oportunidade de negócios para a empresa, revendedores e clientes, criamos uma situação de ganha-ganha para todos envolvidos", diz Cristine Mota, Diretora de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Mobility América Latina da Eaton.

A Eaton assumiu, em 2018, o compromisso global de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e mudança climática, alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Todas as manufaturas da Eaton têm como meta reduzir suas emissões em 50% até 2030 quando comparadas a 2018. A empresa, numa demonstração do seu compromisso com a sustentabilidade, já atingiu essa meta de redução de emissão de gases de efeito estufa em 2024, mas segue empenhada em reduzir ainda mais as emissões com processos produtivos sustentáveis.

Além dessa meta, a empresa também segue comprometida em reduzir resíduos em aterros, agregar valor com coprocessamento, diminuir o consumo e fazer o reúso de água, garantindo que seus produtos remanufaturados sejam cada vez mais sustentáveis.

Aspectos comerciais 

O ECOBox® traz vantagens além das de sustentabilidade, por isso faz parte da estratégia de negócios da Eaton, gerando resultados financeiros positivos para toda a cadeia. A aceitação do mercado tem sido bastante positiva ao aliar a qualidade, garantia e um custo cerca de 30% menor quando comparado ao produto novo. Como referência, nos últimos 5 anos, as vendas de transmissão remanufaturada cresceram em uma média de 45% ao ano, o que reforça o sucesso do ECOBox®.

Outra vantagem identificada pelo mercado é a rapidez da troca do produto usado pelo remanufaturado, o que evita que o caminhão fique parado por muito tempo na oficina e o impacto financeiro que isso causa no profissional que fica impedido de usar o caminhão durante a manutenção.

"Trabalhamos sempre em parceria com os revendedores, que têm papel fundamental nesse processo. Por isso, realizamos treinamentos e ajudamos na questão da logística reversa, que é sempre um desafio. Além disso, disponibilizamos uma ferramenta digital para acompanhar esse processo e contamos também com um site de controle. O envolvimento dos revendedores é fundamental para o sucesso do ECOBox®", diz Gustavo Orrú, Diretor Geral da Unidade de Negócios de Aftermarket do Grupo Mobility América do Sul da Eaton.

Marcelo Xavier <marcelo.xavier@alfapress.com.br>

 

Publicidade