Publicidade

O crescimento da energia solar segue em ritmo acelerado no Brasil

A norma ISO 9001: 2015 é reconhecida mundialmente para a certificação de sistemas de gestão da qualidade;


O crescimento da energia solar segue em ritmo acelerado no Brasil. A produção das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 23,2% na primeira quinzena de fevereiro, atingindo 3.714 megawatts médios (MWmed). Esse avanço, em comparação com os 3.014 MWmed registrados no mesmo período de 2024, demonstra a consolidação da energia solar como uma das principais fontes renováveis do país.

Em vista de continuar atendendo com excelência e pioneirismo o mercado solar em franco crescimento no país, a MTR-iTCE | VOLTS, divisão do grupo MTR Solar responsável por fornecer equipamentos para a parte elétrica da usina solar, recebeu no mês de fevereiro/2025, a certificação de acordo com a norma ISO 9001 da TÜV Austria, para a fabricação de "Eletrocentro e painéis elétricos". A norma ISO 9001: 2015, é a norma estabelecida e reconhecida mundialmente para a certificação de sistemas de gestão da qualidade. Uma certificação de acordo com a ISO 9001:2015 ajuda a tornar os requisitos e necessidades dos seus clientes mais claros. Destaque-se dos restantes no mercado onde atua. Um sistema de gestão de qualidade funcional leva a reduzir os custos e a uma maior eficiência, otimizando os processos, bem como a minimização ou mesmo evitando erros. As empresas certificadas estão sempre um passo à frente das restantes através de processos transparentes e com a implementação de medidas de melhoria contínua. A certificação de acordo com a norma ISO 9001 da TÜV Austria, fornece e demonstra de uma forma oficial de seus serviços, produtos e a própria organização, e, portanto, a confiança exigida pelo mercado.

Em novembro de 2024, a MTR Solar inaugurou o maior complexo fabril de energia solar da América Latina, localizado em Juiz de Fora – MG, com 38 mil metros quadrados (fotos). Esse centro de produção já está fabricando equipamentos como rastreadores solares (trackers) e estruturas fixas, que são essenciais para usinas solares. A partir do mês de julho/2025, o complexo também agregará a produção "Eletrocentros e Skids" para a MTR-VOLTSSegundo o diretor da MTR-VOLTS, Claudemiro Amaral, a expectativa é aumentar em 25% a produção desses equipamentos e estruturas na nova fábrica: "Vamos aumentar a produção com maior espaço físico e automação industrial de onde saímos de uma área com 8.000M2 para 12.000M2, um aumento significativo de espaço para atendermos com maior velocidade os nossos clientes". "Queremos ultrapassar a marca de 840 MW de eletrocentros comercializados em 12 meses", ressalta o diretor. Esse crescimento de 25% em relação ao que era fabricado anteriormente reflete uma média mensal de 70 MW mês. Os números evidenciam a forte expansão e a relevância da MTR Solar no mercado de energia solar brasileiro.

A MTR-VOLTS demonstra um forte compromisso com a inovação e a tecnologia, essenciais para atender às crescentes demandas do mercado de energia solar no Brasil. "A expansão dos Eletrocentros em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás reflete a diversificação de projeto e a capacidade de atender diferentes perfis de clientes. Com o crescimento do setor de energia solar, a MTR VOLTS não apenas busca soluções mais eficientes e sustentáveis, mas também reforça seu papel como um agente ativo na transição energética do Brasil", ressalta o diretor da MTR-VOLTS.

A MTR-VOLTS está se destacando no mercado de energia solar com seus Eletrocentros inovadores, conforme ressalta o diretor Claudemiro Amaral: "A projeção de aumento na comercialização de eletrocentros de 2024 para 2025 evidencia a aceitação e a eficácia dos nossos equipamentos. Nossa empresa valoriza a agilidade na entrega para nossos clientes, garantindo que os Eletrocentros sejam enviados para qualquer região do Brasil, prontos para uso e já testados, o que representa um grande diferencial em termos de confiabilidade e eficiência". Outro ponto importante mencionado pelo diretor é de que os Eletrocentros são produzidos conforme as mais modernas práticas construtivas e normas de segurança brasileiras: "Além de contar com um suporte técnico especializado, o que assegura que os clientes recebam não apenas um produto, mas um serviço completo. A expansão da fábrica em Juiz de Fora/MG reflete a ambição da MTR-VOLTS em crescer ainda mais no mercado brasileiro. Essa estratégia de aceleração na produção e no atendimento ao cliente reforça a posição da empresa como um dos protagonistas no setor de energias renováveis no Brasil".

O Eletrocentro da MTR-VOLTS é uma solução customizada "plug&play", que pode ser transportado e entregue em diversas regiões do país através da CTBotelho, empresa logística do grupo MTR que garante que todos os equipamentos cheguem ao local de forma integrada. Os Eletrocentros da MTR-VOLTS são fabricados em containers de primeira viagem de 20 ou 40 pés o que reduz o custo da Usina, por não precisar de construção em alvenaria. A sua composição é modular com potências de 1000 até 5000KVA e é composto por três tipos de transformadores:

  • Transformador de potência de média tensão fabricados pela Tamura com potência de 500 a 3000 kva nas tensões de 13/25/36KV para 600 e 800v;
  • Transformador de comando de baixa tensão com potência de 10 a 50 kva e tensão de 600 e 800 para 220 para alimentação de circuitos de serviços Auxiliares;
  • Transformador auxiliar com potência de 30 a 50kva e tensão de 800 para 220 que alimenta a estrutura da usina.

O QGBT (quadro geral de baixa tensão) instalado no Eletrocentro tem fabricação própria da MTR-VOLTS com equipamentos fornecidos pelas Fabricantes ABB, CHINT e EATON garantindo segurança, qualidade e proteção elétrica. Para garantir a eficiência dos componentes elétricos o eletrocentro é equipado com sistema de ventilação forçada, exaustão mecânica com entradas saídas de ar compatíveis com a dissipação Térmica de cada projeto e agora também com novos modelos equipados com Aparelhos de Ar-condicionado com controle de umidade e temperatura para as salas de baixa e média tensão, estrategicamente localizada para controlar a temperatura interna que é monitorado por um quadro de temperatura.

A MTR Solar, com sede em Alphaville, Barueri/SP, tem se destacado pela sua capacidade de inovação no fornecimento de equipamentos, estruturas e sistemas de monitoramento voltados para o setor de energia solar. A empresa desempenha um papel crucial na expansão das energias renováveis no Brasil, especialmente em um momento em que a conscientização sobre a necessidade de adotar fontes de energia sustentáveis ganha cada vez mais espaço. "Com a crescente demanda por soluções sustentáveis e a busca por alternativas ativas na mitigação das mudanças climáticas, a MTR Solar está posicionada para liderar esse movimento, oferecendo tecnologia de ponta e produtos que atendem às necessidades do mercado. Suas inovações não apenas contribuem para a eficiência e a viabilidade econômica dos projetos de energia solar, mas também promovem um futuro mais limpo e sustentável para o Brasil e, potencialmente, para outros mercados", destaca Claudemiro.

A MTR Solar se posiciona como um dos líderes no setor de energia solar no Brasil por meio da expansão de sua fábrica em Juiz de Fora/MG. A ampliação produção da MTR-VOLTS, é um passo significativo para fortalecer ainda mais suas operações. Com a capacidade de fornecer soluções completas para usinas solares no modelo "one stop shop", desde o projeto até a instalação e comissionamento, a MTR Solar não apenas atende às necessidades imediatas do mercado, mas também se posiciona como um parceiro estratégico para desenvolvedores de projetos de energia solar. A MTR Solar tem mais de 15 anos de atuação no setor fotovoltaico sendo um dos principais players do setor solar alcançou a marca de 4 GWp em capacidade comercializada em dezembro/2024 e participou diretamente da construção de 1.200 usinas solares, consolidando-se como referência em soluções completas e inovadoras para um futuro mais sustentável.

Polibio F Braga | Imprensa MTR Solar

polibiobraga.comunicacao@gmail.com>

 

Publicidade