Eureciclo lança um projeto inovador que irá impulsionar a coleta das embalagens longa vida
InPress Porter Novelli -
Projeto inovador estimula a coleta do material, remuneração justa e faz a correta destinação para gerar valor às caixinhas usadas
A reciclagem e a destinação correta das embalagens longa vida, como as caixinhas de leite, compostas por camadas de papelão, plástico e alumínio, sempre foram desafiadores. Entretanto, tal cenário está prestes a mudar! A eureciclo, negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem, lançou um projeto inovador que, por meio de parcerias com organizações de catadores e operadores de reciclagem, irá impulsionar a coleta desses materiais. A iniciativa visa aumentar a distribuição do Certificado de Crédito de Reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a reestruturação da cadeia de reciclagem das embalagens, beneficiando as indústrias e tornando o processo mais eficiente.
Os desafios da coleta e separação de embalagens longa vida pós-consumo passam por altos custos para captação e triagem do material, ausência de bons compradores pela falta de intermediários e preços pouco competitivos para compra das embalagens. "Vamos entregar valor aos nossos clientes e potenciais clientes para a logística reversa desse material, que ainda é pouco aproveitado como resíduo responsável. Além disso, com investimento e aumento da reciclagem da longa vida, essa matéria se torna mais interessante que embalagens plásticas", Tania Sassioto, diretora de inovações na eureciclo.
A proposta da eureciclo vem ao encontro de um problema para a reciclagem no Brasil. De acordo com dados da Tetra Pak, a principal produtora desse tipo de embalagem, e do CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem indicam que apenas 40% das embalagens longa vida são recicladas.
Processo inovador
A composição das embalagens longa vida torna o processo de reciclagem mais complexo e caro, pois exige tecnologia específica para separar as camadas de papel, plástico e alumínio. Para solucionar esse problema, utiliza-se uma técnica inovadora de hidro-polpação, que não necessita de aditivos químicos. Nesse processo, a embalagem é misturada à água sob constante agitação para separação dos materiais que compõem as caixinhas para serem transportados para a fábrica de reciclagem. O papel é reutilizado para a produção de novos produtos dessa matéria prima, enquanto o plástico e o alumínio podem ser usados para criar novos produtos ou ser transformados em placas de material reciclado.
Marcas parceiras que reciclam as embalagens longa vida
PepsiCo
A PepsiCo, dona das marcas TODDYNHO® e KERO COCO®, foi pioneira no projeto para incentivar e estruturar a cadeia de reciclagem de suas embalagens longa vida. Para isso, é a primeira marca que utiliza embalagens UHT a se unir à eureciclo - negócio voltado ao impacto socioambiental que atua na estruturação da cadeia de reciclagem - para ampliar o volume de coleta e reciclagem desse tipo de resíduo. A parceria contribui para a melhoria da cadeia de materiais recicláveis e gera um impacto socioeconômico significativo, com importantes ganhos ambientais.
Jussara
A marca completou 70 anos de história em 2024, sendo um dos laticínios mais longevos do país. Reconhecida no Brasil todo, foi fundada pelo médico Amélio Rosa Barbosa, em 1954, e está entre os principais laticínios do Brasil, figurando entre as cinco marcas mais vendidas de leite longa vida do mercado nacional, mesmo com distribuição focada na região sudeste.
Além de seu foco na excelência na produção de lácteos, a Jussara também se destaca por suas iniciativas sustentáveis, como a parceria com a eureciclo para promover a reciclagem das embalagens longa vida de seus produtos. Essa ação reflete o compromisso da marca com a preservação ambiental e a economia circular.
Água na Caixa®
Especializada na produção e comercialização de água mineral em embalagens longa vida, a Água na Caixa® se destaca pela sua embalagem que é feita com 88% de materiais renováveis, como papel e plástico verde, além ser a primeira e única água mineral carbono neutro do país, garantindo a compensação de carbono gerada em todo o seu processo produtivo.
Em parceria com a eureciclo, a marca visa compensar o impacto ambiental de suas embalagens longa vida, garantindo que elas sejam corretamente recicladas e reintegradas à cadeia produtiva.
A partir da atuação da eureciclo, as embalagens longa vida são rastreadas, certificadas, auditadas e um valor mais competitivo de compra dos resíduos é repassado às organizações de catadores e operadores de reciclagem como forma de incrementar a renda e estruturar melhor a cadeia de materiais recicláveis. A dinâmica também prevê conceder apoio técnico e treinamentos aos catadores, buscando ampliar a profissionalização deste setor, que é formado, em grande medida, por catadores e catadoras informais. A iniciativa hoje abrange a participação de 50 cooperativas de coleta e separação de resíduos recicláveis em 10 estados do país (DF, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RS, SC, SP) e o objetivo é ampliar para todas as regiões.
Informações à imprensa: eureciclo
fabiana.sorbello@eureciclo.com.br
InPress Porter Novelli: eureciclo@inpresspni.com.br
Rodrigo Cerqueira / Karoliny Gouveia / Roberta Gelio