Equipe do Projeto Circularidade Mineral realiza visita técnica à Usina Termelétrica Pampa Sul e à Seival Sul Mineração
Ministério de Minas e Energia -
Objetivo foi entender a geração de energia, a mineração e o processamento do carvão mineral, com foco na caracterização e no reaproveitamento dos resíduos
A equipe do Projeto Estudos Multidisciplinares de Redução de Impactos da Mineração e Promoção de Circularidade na Indústria Mineral do Brasil, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), realizou uma visita técnica à Usina Termelétrica Pampa Sul e à Seival Sul Mineração, no Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer os processos de geração de energia, mineração e beneficiamento do carvão mineral, com ênfase na caracterização dos resíduos gerados e na viabilidade de seu reaproveitamento dentro dos princípios da economia circular.
Os visitantes também tiveram a oportunidade de entenderem sobre a formação das cinzas leves e pesadas e seu destino atual. Atualmente, 30% das cinzas leves são empregadas na indústria cimenteira e de concreto, enquanto 100% das cinzas pesadas são utilizadas na recuperação de áreas mineradas, devido ao seu efeito alcalinizante na cobertura dos resíduos descartados pela atividade.
O processo de mineração e beneficiamento do carvão é realizado em camadas, permitindo que o material resultante da lavra seja utilizado na recomposição das áreas esgotadas (backfill).
A interação com os agentes dos processos produtivos faz parte das iniciativas do SGB para avaliar alternativas que possibilitem o aproveitamento integral e eficiente dos descartes da mineração. Essas ações contribuem para a transição energética e promovem diretrizes de sustentabilidade no setor mineral.
A comitiva foi composta por Maísa Bastos Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem); Paloma Gabriela Rocha, gerente de Geologia e Recursos Minerais de Porto Alegre; Lucy Takehara, coordenadora executiva do Derem; Ana Paula Justo, coordenadora do Projeto de Circularidade na Mineração; e os pesquisadores em geociências Daiane Flora Hammes e Giovani Nunes Parisi.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br