Publicidade

27º Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sul e 7º Energy Storage Brasil

Fórum GD Sul e Energy Storage Brasil reúnem centenas de integradores e destacam o potencial do setor energético na região


O 27º Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sul (Fórum GD Sul) e o 7º Energy Storage Brasil terminaram suas atividades sexta-feira (28) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS). Os eventos aconteceram simultaneamente com a Feira de Biotecnologia (BioTechFair).

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu com inundações devastadoras que deslocaram mais de 420 mil pessoas, causando prejuízos econômicos estimados em cerca de R$ 97 bilhões, segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Cláudio Fraga, membro da organização dos eventos, comenta que o evento superou as expectativas de público, reunindo centenas de empresas expositoras e demonstrando a força e a capacidade de reconstrução após os desafios enfrentados no último ano.

“A presença maciça e o engajamento de todos os participantes evidenciam a força e a resiliência do povo gaúcho. Agradecemos imensamente a todos que contribuíram para o sucesso dos eventos, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor energético”, agradece.

Potencial do estado na geração de negócios

Eberson José Thimmig Silveira, representante da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA/RS), evidenciou o crescente protagonismo do estado no setor de energia renovável durante sua palestra no 27º Fórum GD Sul. "A energia fotovoltaica domina o setor, representando 99,4% da potência instalada, enquanto as demais fontes possuem capacidades inferiores. Com 3,3 GW instalados, a fotovoltaica ocupa a segunda posição em capacidade no estado, representando 27% da potência total e 12,6% da energia produzida", revela o especialista.

Tiago Cassol, Diretor Executivo da CGP Engenharia e Consultoria, CEO da Solar Experience Brasil, Presidente do Programa RS Solar e Diretor Regional no Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), destacou o papel do evento na geração de negócios e disseminação de conhecimento técnico.

“O Energy Storage Brasil cumpriu seu papel ao trazer informações qualificadas sobre armazenamento de energia e integração com fontes renováveis. O público demonstrou grande interesse no tema, refletindo o crescimento desse mercado no Brasil. Ainda há desafios e desinformação, mas o evento contribui para que os empresários do setor avancem com mais segurança”, afirma Cassol.

Carbono Zero

Também durante o fórum, foi entregue o Selo Certificado da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, reconhecendo o compromisso do evento com a neutralização das emissões de carbono por meio de ações como o plantio de árvores e aquisição de créditos de carbono certificados.

Enaira Schoemberger (comunicacao@grupofrg.com.br)    

Publicidade