Publicidade

Eaton estará presente na Automec 2025 expondo o portfólio completo e robusto de produtos

Amplo e robusto portfólio de produtos busca oferecer mais competitividade ao mercado, com inovação, qualidade, garantia e compromisso


A Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia, estará presente na Automec 2025 expondo o portfólio completo e robusto de produtos, programa de capacitação (Jornada Eaton) e o estudo de impacto sustentável da linha de remanufaturados ECOBox®.

“Queremos mostrar ao mercado as inovações que a Eaton disponibiliza em produtos, soluções, programas e, em especial, sustentabilidade. Buscamos sempre entender e atender as necessidades do mercado, com a qualidade e a garantia que a marca carrega. Trata-se da maior feira do setor e nossa presença reforça a confiança que temos em nossos produtos e soluções nesse mercado tão competitivo”, diz Gustavo Orrú, Diretor Geral da Unidade de Negócios de Aftermarket do Grupo Mobility América do Sul da Eaton.

Quem visitar o estande da Eaton durante a Automec poderá conferir de perto os produtos, soluções e iniciativas e tirar dúvidas com os profissionais técnicos da empresa, que estarão presentes para atender aos profissionais do setor.

Os destaques da Eaton na Automec serão:

Produtos

Os produtos que estarão presentes na Automec são para aplicação de diversas finalidades, como carros de passeio (on e off-road), vans, utilitários e veículos pesados, como caminhões e ônibus.

A empresa vai expor o seu portfólio completo e robusto de produtos da marca Eaton e Eaton Aftermarket Parts (EAP), como eixos, engrenagens, válvulas de motor, lubrificantes e inversores, entre outros, além conversores DC/DC, inversores, módulos de distribuição de potência, botões de comando, conectores, relés, interruptores e sensores, reforçando o compromisso da Eaton em fornecer soluções inovadoras e avançadas para o segmento de eletrificação (e-Mobility). Também serão apresentados lançamentos, como a linha de embreagens para vans, válvula solenoide, coroa e pinhão.

Outra grande novidade que a Eaton vai apresentar na Automec são as embreagens para aplicações em veículos asiáticos para atender ao mercado sul-americano. A empresa já disponibiliza para a região produtos destinados às linhas brasileiras, americanas e europeias, e agora passa a ter em seu portfólio esse produto para suprir uma carência da região para o mercado de reposição de caminhões japoneses. O equipamento chega com a marca Eaton, sinônimo de qualidade em peças de aftermarket, com a mesma garantia oferecida a todos os produtos da marca, oferecendo competitividade e valor agregado.

Jornada Eaton

O programa Jornada Eaton, de capacitação, treinamento, suporte e campanha de incentivo a frotistas, mecânicos, aplicadores, distribuidores e profissionais de manutenção automotiva, é uma iniciativa estratégica de aftermarket que busca oferecer uma abordagem completa e reforçar o conhecimento de profissionais do setor sobre os produtos e soluções da empresa, Valores de cada produto, diferenciais técnicos, dicas de montagem, informações, com treinamentos e capacitações aprofundadas conduzidas por promotores técnicos e vendedores da Eaton. O programa também inclui campanhas de incentivo e lançamentos para os distribuidores participantes.

Um dos diferenciais do Jornada Eaton é a possibilidade de mensuração dos resultados. São feitas avaliações antes, durante e após os treinamentos para analisar a satisfação e a efetividade do programa. Já foram realizadas duas edições, em formato piloto, no interior de São Paulo, com cerca de 80 pessoas em cada uma, e que indicaram um índice de satisfação superior a 95%, demonstrando a efetividade e a assertividade dos treinamentos.

O Jornada Eaton já tem agenda fora do Estado de São Paulo, tanto na região sudeste como norte e nordeste. E em breve novas localidades irão receber edições do Jornada Eaton, inclusive fora do Brasil, em países da América do Sul.

ECOBox®

A Eaton divulga resultados de estudo que comprovam o impacto ambiental positivo da linha ECOBox®, além de vantagens econômicas para revendedores e consumidor final, reforçando o conceito de economia circular. Além de os produtos apresentarem uma pegada de carbono 30% menor, eles chegam a custar 30% menos que um novo.

A produção de transmissões e embreagens remanufaturadas pela Eaton teve início em 2008, em linha com a estratégia de negócios da empresa em termos de sustentabilidade e com a oportunidade de negócios que foi identificada no mercado, permitindo a entrega de produtos com qualidade e preço competitivo.

O estudo do impacto ambiental positivo das transmissões do ECOBox® levou cerca de 10 meses e foi realizado de forma transversal e interdisciplinar na empresa, envolvendo as áreas de Aftermarket e EHS (“Environment, Health and Safety", ou seja, “Saúde, Segurança e Meio Ambiente”, em português), que trabalharam juntas no estudo e contaram com o apoio do Centro de Excelência Global para Design de Produtos da empresa, na Índia.

Ao analisar o ciclo de vida das transmissões, o estudo da ECOBox® mostrou resultados positivos na pegada ambiental. A produção de transmissões remanufaturadas atingiu uma redução de 26% a 44% na emissão de gases de efeito estufa adicionado aos produtos, ou seja, o produto reduz as emissões durante a sua vida útil, além de reduzir a produção de resíduos e a utilização de novas matérias-primas em sua produção.

De acordo com o estudo, houve redução da pegada de carbono: quando comparado a um novo, o produto remanufaturado apresenta uma pegada de carbono 30% menor, equivalente a uma redução de 150 toneladas de CO2 (de 2019 a 2024), impactando diretamente na mitigação do aquecimento global. Em relação ao reúso de materiais, houve um reúso de 131 toneladas de material metálico, incluindo aço, ferro fundido e alumínio, reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima.

O ECOBox® traz vantagens além das de sustentabilidade, por isso faz parte da estratégia de negócios da Eaton, gerando resultados financeiros positivos para toda a cadeia. A aceitação do mercado tem sido bastante positiva ao aliar a qualidade, garantia e um custo cerca de 30% menor quando comparado ao produto novo. Como referência, nos últimos 5 anos, as vendas de transmissão remanufaturada cresceram em uma média de 45% ao ano, o que reforça o sucesso do ECOBox®.

Outra vantagem identificada pelo mercado é a rapidez da troca do produto usado pelo remanufaturado, o que evita que o caminhão fique parado por muito tempo na oficina e o impacto financeiro que isso causa no profissional que fica impedido de usar o caminhão durante a manutenção.

Marcelo Xavier (marcelo.xavier@alfapress.com.br)    

Publicidade