Publicidade

Empresa RIO – Riosulense participa de mais uma Automec

Marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, a RIO – Riosulense (Rio do Sul/SC) apresentará na AUTOMEC


Em um estande de 130 m2 (D108), a empresa RIO – Riosulense participa de mais uma Automec. Prestes a completar 80 anos no mercado, a empresa está entre as maiores fabricantes latino-americanas de componentes para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário.

O sucesso da empresa é resultado do constante investimento no parque fabril, localizado na cidade de Rio do Sul (SC), com 30.000 m2 construídos e área total disponível de 1.000.000 m2. Durante o ano de 2025, a empresa destinará 50% do lucro de 2024 para a aquisição de máquinas, equipamentos de alta tecnologia para fundição e usinagem. “A RIO tem expertise em fundição de ligas especiais de ferro e aço e usinagem de alta precisão, e se destaca pela tecnologia e desenvolvimento de projetos de alta complexidade”, afirma Ornélio Kleber, CEO da RIO.

A empresa investe também em processos e sistemas de gerenciamento para ampliar a área de logística. “A consolidação da estratégia de crescimento e a expansão nos diversos mercados nos quais a empresa atua são resultado de investimentos realizados nos últimos anos e visam a aumentar a capacidade produtiva total. A nossa projeção de crescimento é de mais de 2 dígitos esse ano”, completa Kleber.

A empresa tem investido, ainda, no fortalecimento de iniciativas ESG já em andamento, tanto em questões ambientais, sociais e de governança.

Atualmente, a RIO exporta para mais de 25 países, em todos os continentes.

“Temos grande potencial para exportação, estamos fortalecendo as parcerias, aumentando as vendas nas Américas, Europa, Ásia e Emirados e entrando em novos países como a Austrália”, conclui o CEO.  

Na Automec, lançamentos recentes serão destaque no estande da empresa: balancins para linha pesada e eixos de comando com parafuso – ambos fabricados conforme o projeto original das montadoras. Eles se somam ao portfólio da empresa que já reúne 5 mil part numbers, em 21 famílias de produtos.

Apaixonado por Motor – É o slogan da empresa juntamente com “Se é Motor é RIO”. No estande na AUTOMEC, a RIO terá em exposição um motor de acrílico, apresentando todas as peças fornecidas. E os visitantes receberão um brinde especial: guia de válvula personalizada com o próprio nome, em formato de chaveiro, com o slogan “A Guia que Movimenta seu Motor. Personalize a sua!”.

Seis Prêmios – A RIO fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, incluindo as principais montadoras do mundo e os mercados agrícola e ferroviário. Com laboratórios equipados e engenharias especializadas, investe continuamente em tecnologia e inovação de processos para oferecer as melhores soluções ao mercado.

Tem certificações conquistadas ao longo dos anos, entre elas, a IATF 16949:2016 e ISO 14001. Em 2024, conquistou 6 Prêmios: 3 “Maxion Supplier Award” – nas categorias Desenvolvimento de Produto, Suprimento e Qualidade, Iniciativas ESG -; 1 “Best Supplier Innovation Cummins Brasil Ltda., como Melhor Fornecedor em Inovação; e 1 “Supplier Awards”, da MWM, na categoria Excelência em Desenvolvimento. A RIO também foi premiada como fornecedora PARTNER pela JOHN DEERE, evento que premiou os melhores fornecedores de 2024.

A empresa investe em projetos ESG, desenvolvendo práticas inovadoras para reduzir o impacto ambiental das operações. Entre elas, há mais de 4 anos, utiliza a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos, reduzindo o uso de matéria-prima nas fases experimentais e chegando ao design final dos componentes com menos desperdício.

A RIO também tem implantado projetos de coleta seletiva dos resíduos, com foco nos 3Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. E o plantio de árvores, realizado há mais de 20 anos, preservando as árvores nativas na região e marcando a história de diversos colaboradores, que plantam mudas a cada 5 anos de trabalho na empresa. Além disso, é precursora no aproveitamento da areia de fundição (ADF) para a fabricação de artefatos de concreto. Mais recentemente, iniciou projeto de implementação do Inventário de Carbono (que quantifica e registra as emissões de gases de efeito estufa – GEE), mensurando a quantidade emitida de CO2, permitindo que seja possível a aquisição dos certificados I-RECs e que devem trazer uma redução de mais de 36% nas emissões no Escopo 2 (emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) para 2025. Também implantou o Programa de Economia Circular, pelo qual a sucata de empresa parceira é utilizada como matéria-prima no processo de fundição.

Informações para a Imprensa

Deborah Ferreira 

deborah@tudoemcomunicacao.com.br

Publicidade