Publicidade

TÜV Rheinland estará presente na Automec 2025

Durante a feira, a TÜV Rheinland reforça sua liderança global ao apresentar soluções estratégicas para homologação automotiva e expansão internacional


A TÜV Rheinland, empresa líder global em TIC, testes, inspeções e certificação para o setor automotivo, participa da Automec 2025, 16ª edição da feira internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que ocorre entre os dias 22 e 26 de abril, em São Paulo. Na ocasião, a empresa vai apresentar, em seu estande, soluções para homologação e acesso a mercados internacionais, em conformidade com regulamentações globais.

Especialistas da TÜV Rheinland vão apresentar seu portfólio de soluções voltados para a homologação junto a órgãos como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e NOM – Normas Oficiais Mexicanas; e também para normas específicas, como a IATF 16949 - norma internacional que estabelece requisitos de gestão da qualidade específicos para a indústria automotiva, visando melhoria contínua e segurança, e Type Approval, processo de certificação pelo qual um produto – como um veículo, componente ou sistema – é avaliado para garantir que atende a requisitos técnicos e de segurança específicos estabelecidos por regulamentações ou normas. No setor automotivo, essa homologação é obrigatória em alguns países, como o México, Estados Unidos e Índia – abrangendo também toda a União Europeia.  

Em Type Approval, a TÜV Rheinland é pioneira na América do Sul, sendo o primeiro organismo designado pela KBA (Ministério dos Transportes da Alemanha) para garantir a conformidade com diretrizes internacionais, facilitando o acesso das empresas automotivas locais aos mercados globais.

“O México é estratégico para a indústria automotiva global, pois é um dos maiores fabricantes automotivos do mundo e o quarto maior exportador de veículos. A indústria automotiva mexicana é bastante dinâmica e ano a ano tem conquistado investimentos internacionais para ampliar sua oferta de manufatura das diferentes montadoras mundiais e seus fornecedores. Atender às Normas Oficiais Mexicanas (NOM) é decisivo para fabricantes que buscam competitividade e expansão internacional, posicionando-se fortemente na região”, destaca Stela Kos, Diretora de Mobilidade Regional da América do Sul e México na TÜV Rheinland.

O Brasil alcançou uma frota recorde de aproximadamente 124 milhões de veículos até dezembro de 2024, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Esse número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e outros veículos. Comparado aos 93,3 milhões registrados em 2016, o crescimento da frota brasileira foi de cerca de 33% em oito anos.  

Além do mercado interno, o Brasil também é exportador de veículos leves, pesados, ônibus e duas rodas, não só na América do Sul, mas para outras regiões também.

No que tange às exportações para o México, o país tem se consolidado como um parceiro comercial significativo para a indústria automotiva brasileira. Em 2024, o México representou 11,8% da receita brasileira com exportações de autopeças, totalizando US$ 923 milhões e o país é o terceiro maior comprador de autopeças do Brasil, atrás apenas de Argentina e Estados Unidos.  

O estande da TÜV Rheinland é o de número P17, e estará localizado no Pavilhão Internacional.

 Ricardo Ueno (ricardo.ueno@intelligenzia.com.br)    

Publicidade