Audi do Brasil anuncia os vencedores do Dealer Awards ESG
Audi do Brasil -
Premiação que reconhece e celebra iniciativas sociais, ambientais e de governança promovidas pelas concessionárias em todo o Brasil
A Audi do Brasil anuncia os vencedores do Dealer Awards ESG, premiação que reconhece e celebra iniciativas sociais, ambientais e de governança promovidas pelas concessionárias em todo o Brasil. A cerimônia aconteceu durante o lançamento do Audi A3 e Audi RS 3 no Circuito Panamericano (SP), em encontro anual com a Rede de Concessionárias para discutir tópicos estratégicos sobre a marca Audi.
"Valorizar o empenho de nossa rede de concessionárias reforça não apenas o compromisso da Audi do Brasil com práticas éticas e sustentáveis, mas faz parte de uma estratégia multidisciplinar em alavancar nosso negócio com robustez e responsabilidade. Ações de impacto social, ambiental e de governança geram valor à nossa marca e trazem retorno à sociedade. Acreditamos na força das iniciativas privadas para a construção de um mundo e um futuro melhor", destaca Paula Barreiros, responsável por Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil.
A Audi do Brasil reconheceu a Audi Blumenau na categoria Platinum, Audi Alto da XV na categoria Ouro, Audi João Pessoa na categoria Prata e Audi Teresina na categoria Bronze.
A candidatura à premiação é voluntária e cada concessionário é responsável por disponibilizar as informações necessárias para a avaliação via formulário online. As lojas possuem o prazo de aproximadamente seis meses para reunir evidências de seus projetos, bem como comprovar os requisitos mínimos necessários.
Para participar, é necessário possuir uma infraestrutura que esteja de acordo com os padrões da Audi globalmente, além de comprovar a certificação de todos os colaboradores elegíveis de acordo com o plano de Treinamento de Concessionários.
No âmbito Environmental (ambiental), a premiação avalia critérios como uso de energia renovável, reuso de água e coleta seletiva de resíduos. Também há a mensuração acerca da divulgação dessas iniciativas por meio digital.
Para o pilar Social, o Concessionário deve comprovar iniciativas de diversidade e inclusão e capacitação e desenvolvimento de pessoas pertencentes a minorias, além de apoio a instituições do terceiro setor.
Em Governança, os avaliadores verificam normas de reconhecimento de colaboradores, implementação de código de conduta e ações de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo.
Após o envio das candidaturas, a Audi do Brasil realiza um processo de avaliação meticulosa de cada um dos projetos. A cerimônia é realizada durante o Audi Dealers Meeting, encontro anual que conta com representantes da Rede de Concessionárias de todo o Brasil.
Boas práticas: Grupo Breitkopf realiza treinamento para Mulheres na Mecânica
Entre os principais casos de sucesso destacados durante a análise, o Grupo Breitkopf, responsável pela operação das lojas Audi Blumenau, Audi Florianópolis, Audi Balneário, Audi Joinville, apresentou a realização de um treinamento de mecânica básica para as colaboradoras dentro da própria Concessionária.
Realizado em comemoração ao Dia da Mulher, o evento promoveu uma oportunidade única para o público presente aprender sobre manutenção e cuidados com o veículo. O principal objetivo foi promover autonomia e segurança no dia a dia das mulheres funcionárias.
Audi do Brasil e ações de ESG
A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 10 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, além da participação ativa de seus colaboradores.
Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para pessoas com deficiência (2021), parceria que acompanhou os atletas nos últimos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024.
No tema da equidade de gênero, o projeto Mulheres Audi atua desde 2021 para ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas constantemente.
Rafael Fiuza (audidobrasil@audi.com.br)