Bienal do Lixo 2025 será realizada de 21 a 25 de maio
Comunica Brasil -
Rodrigo Oliveira e Luanna Negreiros são os responsáveis pela curadoria da programação que irá propor o debate sobre a sustentabilidade em outras vertentes.
A Bienal do Lixo 2025, um dos principais eventos culturais do país voltados à sustentabilidade, à economia circular e à educação ambiental, que será realizada de 21 a 25 de maio, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, anuncia Rodrigo Oliveira e Luanna Negreiros como curadores dos Painéis de Diálogos e da Mostra de Cinema, respectivamente. Com entrada gratuita e atividades acessíveis, a Bienal reunirá uma programação intensa com exposições, oficinas, debates, performances artísticas e, nesta edição, dois destaques especiais: a Mostra de Cinema, com curadoria da diretora Luanna Negreiros, e os Painéis de Diálogos, sob curadoria do especialista em cultura sustentável Rodrigo Oliveira.
Painéis de Diálogos: discussões sobre resíduos, políticas públicas e o futuro do planeta
Nos dias 21 e 22 de maio, os Painéis de Diálogos da Bienal do Lixo 2025 reúnem especialistas, ativistas, acadêmicos e representantes do setor produtivo para debater os principais desafios e avanços na gestão de resíduos no Brasil. Com curadoria do especialista em economia circular e produtor cultural Rodrigo Oliveira, os painéis visam estimular reflexões e apresentar caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável. Rodrigo foi o curador desta programação já na primeira edição do evento.
Estão confirmados, na programação, os temas: “Desafios e soluções na gestão de resíduos do agronegócio”; “15 anos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos)”; “Avanços na Economia Circular no Brasil”; “Ciclo de vida dos veículos: verdades e mitos”; COP 30: combatendo mudanças climáticas com resíduos”; “Logística Reversa: Afinal, compensação compensa?”;“Temos que falar: A importância da comunicação para a conscientização”; “Catadores e catadoras: como a conta fecha?”; “O lixo na arte”; e “Oceanos e rios: a poluição sem fim”.
“A proposta é apresentar os desafios do país na gestão de resíduos sólidos, mas também trazer soluções do que ainda pode ser implementado para que a sociedade trate o tema com outro olhar — como potencial de transformação e não como descarte final. O Brasil recicla apenas 5,5% dos resíduos recicláveis, segundo o SNIS, e isso precisa mudar”, destaca Rodrigo.
Mostra de Cinema: audiovisual como ferramenta de transformação social
De 23 a 25 de maio, o público poderá conferir a Mostra de Cinema da Bienal do Lixo 2025, com a exibição de 15 produções audiovisuais entre curtas-metragens, documentários e animações. As obras selecionadas trazem diferentes olhares sobre sustentabilidade, consumo consciente e transformação social por meio do audiovisual.
A curadoria é da diretora Luanna Negreiros, que também esteve à frente da mostra na edição de 2022 e é diretora do média-metragem Guardiões das Águas (2023). “Nesta edição, nosso maior desafio é expandir o impacto da Mostra, transformando-a em uma plataforma de conexão entre o cinema, a sustentabilidade e as grandes indústrias criativas. Queremos atrair nomes relevantes do audiovisual e do mercado global, consolidando a Bienal do Lixo como um evento de referência no setor”, afirma Luanna. Além das exibições, a programação contará com rodas de conversa com diretores, produtores e investidores. “A ideia é que a Mostra funcione como um hub de conexões, fomentando debates e oportunidades que impulsionem o impacto do cinema na construção de um futuro mais sustentável”, complementa a diretora.
Acessibilidade e expansão nacional
Todas as atividades da Bienal do Lixo 2025 contarão com intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais inclusivos, garantindo o acesso pleno à programação. Após São Paulo, o evento segue para Salvador (BA), de 4 a 8 de junho, levando sua mensagem socioambiental a novos públicos.
Organizada pelas agências La Mela e Usina, a Bienal do Lixo é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de empresas comprometidas com a sustentabilidade e apoio do Ministério da Cultura. As inscrições para as atividades serão abertas em breve, pela plataforma Sympla.
Patrocinadores
A Bienal do Lixo 2025 é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado por: La Mela, Agência Usina, Ministério da Cultura e Governo Federal. Patrocínio: Rabobank, GWM, Klabin, Deloitte, Química Anastacio, Suhai Seguradora, Irani Papel e Embalagem, Vivensis, Faber-Castell, Celomax, Green Mining e Positiv.a
O evento é reconhecido como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do Brasil e, este ano, se conecta à Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, destacando seu papel no cenário global de mudanças climáticas.
Serviço:
BIENAL DO LIXO 2025 - SÃO PAULO
Data: 21 a 25 de maio de 2025
Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo
Horário: Das 9h às 18h
Entrada: Gratuita via Sympla (em breve)
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 - Alto dos Pinheiros - São Paulo/SP
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo
- SALVADOR
Data: 4 a 8 de junho de 2025
Local/Horário: a confirmar
Entrada: Gratuita via Sympla (em breve)
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo
Informações para a Imprensa – BIENAL DO LIXO 2025
COMMUNICA BRASIL
Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br
Cássia Cunha cassia@communicabrasil.com.br
Pietra Lafemina - pietra@communicabrasil.com.br -