Estre Ambiental inicia os testes com o caminhão eT5 da BYD
FSB Comunicação -
Com autonomia de até 185 km por carga, o eT5 é o modelo é ideal para operações urbanas e reforça avanço da eletromobilidade nos serviços públicos
A Estre Ambiental, empresa contratada pela Prefeitura e responsável pelos serviços de limpeza urbana na capital paranaense, iniciou os testes com o caminhão eT5, da BYD, veículo 100% elétrico. Isento de emissões de poluentes e sem ruído sonoro, o et5 é ideal para operações urbanas, especialmente em horários noturnos e de madrugada — uma demanda importante para cidades como Curitiba, que buscam soluções mais silenciosas e sustentáveis para o serviço de limpeza urbana.
Voltado para a distribuição urbana, o caminhão elétrico eT5 amplia a presença da BYD no segmento de transporte comercial com emissão zero. Com autonomia de 185 km, capacidade de carga útil de até 3.900 kg e bateria de 99 kWh, o modelo é ideal para operações em centros urbanos que exigem desempenho e sustentabilidade. Entre os diferenciais, estão: motor de 145 kW (197 cv), freio regenerativo, controle de tração (ASR), sistema eletrônico de frenagem (EBS) e recarga rápida em cerca de 2 horas.
“Acreditamos que a eletrificação da frota de serviços urbanos é um caminho sem volta, especialmente em cidades que buscam mais eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida para a população. Com o início dos testes do caminhão elétrico eT5 em Curitiba, damos mais um passo importante nessa transformação. A parceria com a Estre Ambiental reforça nosso compromisso com soluções limpas e silenciosas para a mobilidade urbana, e temos certeza de que os resultados dessa operação piloto servirão de referência para outras regiões do país”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.
Destaques técnicos do BYD eT5:
- Autonomia de até 185 km com uma única carga (ciclo C-WTVC);
- Bateria de 99 kWh com tecnologia BYD LiFePO4;
- Potência máxima de 145 kW (197 cv) e torque máximo de 330 Nm;
- Tempo de carregamento rápido de aproximadamente 2 horas;
- Capacidade de carga útil + carroceria de até 3.900 kg;
- Freio regenerativo e sistema de direção elétrica (EPS), que aumentam a eficiência e segurança;
- Velocidade máxima de 95 km/h;
- Zero emissões e operação silenciosa, ideal para zonas residenciais.
A iniciativa faz parte do movimento crescente de eletrificação da frota de serviços urbanos em todo o Brasil. A expectativa é que os resultados da operação em Curitiba incentivem novas adoções da tecnologia em outras cidades.
BYD Brasil (manoela.simoes@fsb.com.br)