NT Expo – Negócios nos Trilhos encerra sua 23ª edição
Coletivo da Comunicação -
Evento reuniu mais de 150 marcas expositoras e atraiu 5.012 profissionais do setor nos três dias de realização
Após três dias de conteúdos estratégicos, rodadas de negócios e apresentações de soluções voltadas à modernização da malha ferroviária nacional, a NT Expo – Negócios nos Trilhos encerrou sua 23ª edição nesta quinta-feira (24/04), consolidando-se como o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Realizado pela Informa Markets, o evento reuniu líderes, especialistas, representantes de operadoras, fabricantes e gestores públicos para debater o futuro da ferrovia no país.
“A NT Expo é, acima de tudo, um espaço de convergência — de ideias, tecnologias e pessoas que compartilham a visão de um futuro mais eficiente, sustentável e inovador para o setor ferroviário”, afirmou Hermano Pinto Jr., diretor do Núcleo Tecnologia e Infraestrutura para a América do Sul da Informa Markets Latam. Ele também destacou o peso da programação técnica: “O Congresso NT Expo é hoje um fórum essencial de debate e atualização do setor, reunindo 60 especialistas em 18 painéis que abordaram desde concessões ferroviárias até transição energética, passando por cibersegurança e inteligência artificial aplicada aos trilhos.”
Fernando D’Ascola, head de negócios do núcleo de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, também celebrou o sucesso da edição: “O resultado desta edição reforça o quanto o setor ferroviário tem avançado em tecnologia, sustentabilidade e integração com outras modalidades de transporte. A NT Expo é um espaço de construção coletiva para que o Brasil pense em soluções de mobilidade mais inteligentes e conectadas.”
150 marcas nacionais e internacionais
Durante o evento, a área de exposição contou com mais de 150 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram equipamentos, sistemas, projetos e iniciativas voltadas à eficiência operacional do setor. Pela primeira vez, o evento contou com uma área externa dedicada à exposição de grandes veículos e maquinários do setor ferroviário, transformando o espaço em uma vitrine ao ar livre para soluções de alta tecnologia voltadas à operação, manutenção e sustentabilidade do transporte sobre trilhos.
Entre os destaques, o Grupo Racco apresentou soluções por meio de duas de suas marcas: Rac.Lite, com sistemas de iluminação autônomos, e Telespazio, com tecnologia de comunicação via satélite. “Nossos sistemas de iluminação têm grande autonomia e oferecem mobilidade para equipes de manutenção em locais sem energia elétrica. Já a solução Velot permite comunicação em tempo real mesmo em áreas remotas, utilizando sinal de satélite para conexão 5G”, explicou Thiago Martines, gerente comercial do grupo.
Outro ponto alto da exposição foi o estande da Wabtec, gigante norte-americana do setor ferroviário, que trouxe ao Brasil uma linha de soluções com foco em inovação e sustentabilidade. Com estande dividido em dois ambientes temáticos, a empresa reforçou seu compromisso com tecnologias de menor impacto ambiental. “Queremos mostrar como nossas soluções podem contribuir para os compromissos de sustentabilidade dos nossos clientes e da sociedade”, destacou Maria Izabela Almeida, líder de comunicação da Wabtec.
Congresso NT
A NT Expo 2025 promoveu discussões durante o Congresso NT que refletiram os desafios e oportunidades atuais do setor ferroviário. O uso da inteligência artificial para impulsionar a transformação digital nas operações foi tema de destaque em painéis como “IA nos trilhos”, que reuniu lideranças da CPTM, MRS, DB Engineering e ConectRail. As tendências globais também estiveram em pauta no painel “Insights globais: tendências para o setor ferroviário e cases de sucesso”, com especialistas da Alemanha, Áustria e Brasil apontando a digitalização, a sustentabilidade e a interoperabilidade como caminhos estratégicos para o futuro do transporte sobre trilhos.
Outro ponto alto da programação foi a palestra “Mais carga, mais renda: o impacto econômico da expansão ferroviária”, com representantes do setor público e privado abordando os ganhos socioeconômicos proporcionados pelo aumento da malha ferroviária de cargas. O debate reforçou como a expansão pode gerar empregos, atrair investimentos e reduzir custos logísticos para o país, ao mesmo tempo em que contribui para uma matriz de transportes mais sustentável.
Turismo sobre trilhos como estratégia para valorizar a cultura do país
O painel “O papel das empresas ferroviárias na promoção do turismo ferroviário”, realizado no último dia da NT Expo, reuniu representantes do setor para discutir como os trens turísticos podem gerar desenvolvimento econômico, inclusão social e novas experiências para os viajantes. A mediação foi do consultor Lucas Evaristo, da Brasil Ferroviário.
O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, destacou a longa trajetória do mais tradicional trem turístico do país. “São 140 anos de operação ininterrupta. Foi o primeiro trem criado para fins turísticos e também a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. E, no ano passado, tivemos o maior público da história: 1,3 milhão de passageiros”, comemorou.
Ele ressaltou o apelo multifacetado do turismo ferroviário, com experiências que vão além do deslocamento. “O Trem do Forró, em Recife, por exemplo, só opera na época de São João. Tira todos os bancos e coloca forró em todos os vagões. Só o passeio já se esgota em si. Mas incluir outros atrativos como cultura, dança e alimentação renova o público e traz de volta aqueles que já participaram”, disse.
O presidente da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), Adonai Aires de Arruda Filho, também reforçou a pluralidade dos trens turísticos e ressaltou a importância de parcerias com o setor local para viabilizar as operações. “Ninguém faz nada sozinho. É preciso apoio de hotéis, restaurantes, transporte, toda uma logística. Um estudo do Sebrae em 2015 mostrou que turistas gastam cerca de R$ 600 nas regiões dos passeios. Imagine agora”, afirmou.
Filho também pontuou a necessidade de tornar as viagens acessíveis a diferentes perfis. “Diversificar categorias é essencial. Hoje temos vagões pet friendly e adaptados para necessidades especiais. Andar de trem é preservar o patrimônio do Brasil”, completou.
Já o assessor executivo da CPTM, Rafael Proença Pandolfi, compartilhou a experiência do Expresso Turístico, projeto que já tem 16 anos e opera na mesma malha de trens metropolitanos e de carga. “Temos um modelo de malhas intercambiáveis. Conseguimos conciliar a operação do trem metropolitano com o trem de carga e ainda injetar um trem turístico. É um modelo de negócio que mostra que é possível”, afirmou.
Sobre os desafios do segmento, o presidente da ABOTTC destacou que a operação ferroviária brasileira foi pensada para atender aos trens de carga, o que impõe barreiras para o turismo, desde acordos com concessionárias até a obtenção de estações ou material rodante. Para o presidente do Trem do Corcovado, as políticas públicas são essenciais para fortalecer o setor. “Os trens turísticos vão ser redescobertos. Precisam de incentivos dos governos para criar uma nova geração de passageiros de trens”, defendeu.
Serviço:
NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição
Data: 22 a 24 de abril de 2025.
Local: Distrito Anhembi - São Paulo / SP
Mais informações: Clique Aqui
Fotos: Clique aqui
?Assessoria de Imprensa Oficial NT Expo
Arucha Fernandes
arucha@coletivodacomunicacao.com.br
Valeria Bursztein
valeria@coletivodacomunicacao.com.br