Minsait, do grupo Indra, vê crescimento da robotização durante pandemia
Assesoria de imprensa -
Nesse novo cenário, onde mão-de-obra humana está ausente, empresas vem buscado alternativas na robotização de processos
Entender o que é a automação de processos tem sido cada vez mais fácil durante os últimos anos. Esse recurso, adotado por empresas de diferentes setores, torna-se popular principalmente por causa dos benefícios que traz, como gerar mais eficiência, reduzir custos e minimizar erros. Mas, mesmo com essa aparente popularidade, poucos eram os setores que de fato investiam nesses projetos – um cenário que começa a mudar de forma acelerada com a COVID-19, afirma a Minsait, uma empresa Indra.
De acordo com a companhia, referência em projetos de automação usando softwares (RPA), a pandemia tem contribuído para que cada vez mais setores busquem pelos benefícios que esse tipo de solução pode trazer, especialmente pela ausência de mão-de-obra humana quase obrigatória em meio ao cenário atual. Setores como Energia, Oil&Gas, Financeiro, Seguros, Telecom e Indústria têm sido os principais responsáveis pelo aumento por esse tipo de aplicação nos últimos meses.
“O setor de Energia representava 15% do total dos nossos projetos de RPA no Brasil e, hoje, nossas projeções apontam que esse percentual pode chegar a 40%. O setor financeiro segue o mesmo ritmo, passando de 10% para aproximadamente 20% em curto prazo. Além disso, temos projetos fechados recentes com um banco digital, uma seguradora e uma indústria de bens e consumo. Nosso pipeline cresce semanalmente”, destaca Flávio Carnaval, head de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil.
A versatilidade desse tipo de solução e a rapidez para trazer resultados são pontos que contribuem para o aumento repentino de sua popularidade. Hoje, a Minsait já aplica esses serviços em áreas como Operações, Vendas, Suporte e Manutenção, Atendimento ao Cliente, Financeiro, Contabilidade, Recursos Humanos e TI. Os projetos são feitos de acordo com a necessidade de cada cliente e demoram, em média, de seis a 12 meses para atingirem o payback.
“É fundamental valorizar a oportunidade que esse momento nos traz. Diferentes empresas estão buscando agora por pequenos projetos para entender como a tecnologia pode funcionar na prática e o ganho com esse tipo de soluções certamente pode ser expandido ao longo do tempo. À medida que mais empresas ganham confiança e veem os benefícios que soluções de RPA podem trazer, projetos podem ser remodelados e atingirem objetivos cada vez mais complexos. Sem dúvida, é necessário que companhias de tecnologia estejam atentas para a oportunidade que esse momento traz”, destaca Carnaval.
Ainda no topo da lista de preocupações dos executivos em meio à pandemia de COVID-19, a Minsait também destaca que outras aplicações de TI, mais complexas, também devem ganhar popularidade em diferentes setores. Exemplos delas são: Gestão e Governança de Dados na nuvem, Automação Inteligente e Segurança da Informação. “Estes temas estão na agenda de qualquer empresa minimamente engajada a atuar iniciativas ligadas ao mundo digital e deverão impulsionar os mercados nos próximos meses”, finaliza Carnaval.
Sobre a Minsait
A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.
Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 9 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.