Veículos Chevrolet com sistema OnStar passam a emitir alerta de bateria fraca
Automotive Business -
Função vai ajudar aqueles que reduziram a frequência de uso do veículo por causa da quarentena
O sistema de telemática OnStar, presente em veículos Chevrolet, está adicionando o aviso de bateria com carga baixa. Assim que o problema é detectado, um alerta é enviado por Whatsapp ao cliente, que é orientado a ligar o motor por 15 minutos em local arejado.
A função vai ajudar aqueles que reduziram a frequência de uso do veículo por causa da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. A menor utilização do automóvel e o não funcionamento do motor ao menos a cada 15 dias potencializam o descarregamento da bateria. Em alguns casos, uma recarga pelo socorro mecânico não é suficiente e pode ser necessário substituir da bateria. Quando um automóvel está desligado, parte de seu sistema eletrônico continua consumindo uma pequena quantidade de energia, suficiente para drenar a carga da bateria em poucas semanas.
O alerta sobre o baixo nível da bateria está disponível para a nova geração de carros conectados da Chevrolet (novo Onix, novo Tracker e novo Cruze) com algum plano OnStar ativo, incluindo o gratuito. É o próprio veículo que detecta a falha e se encarrega de enviar a comunicação para que ela chegue ao usuário. Isso é possível por causa de um novo sistema de diagnóstico em tempo real do sistema OnStar.
"Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Os clientes aprovaram a iniciativa e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a esse fenômeno", diz Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM para a América do Sul.
O sistema OnStar também é valorizado pela proteção e segurança, como o serviço de resposta automática em caso de acidente (ao acionar os airbags, o carro envia sinal para uma central mediar eventual pedido de socorro) e o serviço de auxílio na recuperação veicular (após aviso de furto ou roubo, a localização em tempo real do veículo é compartilhada com a polícia).
Outra comodidade que os novos Onix, Tracker e Cruze oferecem neste período de isolamento social é o aplicativo MyChevrolet, que permite comandar funções do veículo a distância. É possível ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter de ir até o carro (em carros com transmissão automática). Segundo a GM, cerca de 180 mil carros no Brasil estão conectados ao OnStar. Outras funções do equipamento são alertas de manutenção, agendamento de revisões, check-up remoto, alerta de rodízio na cidade de São Paulo, botão de emergência com atendimento preferencial em caso de pane mecânica ou elétrica e monitoramento com localização em tempo real, além de Wi-Fi 4G. A disponibilidade dos serviços pode variar conforme o modelo do veículo e o plano escolhido pelo cliente.