Volvo mira entregas urbanas e lança novo modelo de caminhão
Automotive Business -
VM City foi projeto para para atender as necessidades dos transportadores dentro das cidades ou de distribuição regional
SUELI REIS, AB
Tradicional no mercado de veículos extrapesados para operações rodoviárias e fora de estrada, a Volvo volta agora o seu olhar para as entregas urbanas com o lançamento do caminhão VM City, o novo integrante da família de semipesados VM e principal novidade da linha 2021, que também abrange os pesados da linha FH.
O modelo chega nas opções 6x2 e 4x2, equipado com motor MWM de 270 cv e cabine curta, uma vez que se dedica a operações em que o motorista não precisa dormir no caminhão. O câmbio é manual de seis marchas e eixo traseiro com dupla velocidade. O chassi é feito em aço de alta resistência, conseguindo assim baixar a tara do caminhão sem comprometer sua rigidez. O modelo semipesado tem PBT de 23 toneladas e suporta implementos diversos, como caçamba, baú e carga seca para diferentes aplicações, inclusive as que precisam de veículo de apoio.
“Projetamos esse caminhão para atender tudo o que os transportadores com operações de tiro curto, dentro das cidades ou de distribuição regional, precisam. Especificar um caminhão para seu segmento, como é o caso do VM City, eleva a aceitação do cliente para o tipo de aplicação que ele precisa”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial para os caminhões Volvo.
Com o VM City, a empresa amplia seu portfólio de modelos semipesados VM, cujas vendas cresceram 29% no acumulado de janeiro a maio deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com o agravamento da crise atual gerada pela pandemia do novo coronavírus. A linha VM é formada pelas versões rodoviárias 4x2T, 4x2R, 6x2R e 8x2R com potências que variam de 220 cv a 330 cv, além dos vocacionados 6x4R e 8x4R, com potências de 270cv e 330 cv, todos disponíveis com caixa de câmbio manual ou automatizada i-Shift.
MAIS NOVIDADES DA LINHA 2021
Além do VM City, a linha 2021 também traz novidades para a família de caminhões pesados FH, com as novas configurações para as opções FH 460 4x2 e 6x2, que passam a oferecer entre-eixo de 3500 mm como padrão e defletores laterais de série, que ajudam a melhorar a aerodinâmica entre o cavalo mecânico e a carreta, proporcionando mais economia.
“Já havíamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo no ano passado. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, os FH 460 4x2T e 6x2T pode somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além daquele ganho anterior”, assegura o gerente comercial de caminhões da Volvo, Clóvis Lopes.
Nas opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm, que continuam disponíveis para o FH 460 6x2, o defletor lateral de ar é um item opcional.
A linha FH 2021 também alterou todos os pacotes de itens, sendo que o mais vendido, o pacote EC traz como adicionais de série sensor de chuva, sensor crepuscular, luz de frenagem de emergência e luz três-marias, esta aumenta a visibilidade noturna do veículo em aclives.
“Com as novidades das versões FH 460 4x2 e 6x2, e o sucesso consagrado do FH 540 6x4, líder absoluto em vendas no País nos últimos anos, temos seguramente os melhores caminhões do Brasil, fato reconhecido pela altíssima aceitação dos modelos pelos transportadores dos mais variados perfis de operação e tipos de carga”, finaliza Alcides Cavalcanti.