Abac registra queda nas vendas de cotas de consórcio para veículos

Queda foi de 15,6% no acumulado de janeiro a abril na comparação com o mesmo período do ano passado


REDAÇÃO AB

As vendas de cotas de consórcio para veículos registraram queda de 15,6% no acumulado de janeiro a abril na comparação com o mesmo período do ano passado ao atingir 674,6 mil unidades. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 11, pela Abac, associação das administradoras de consórcios.

Segundo a entidade, o isolamento social e o fechamento de diversas atividades da economia em razão da pandemia afetaram os negócios no período.
Apesar disso, o número de participantes ficou estável na mesma comparação anual, enquanto o número de contemplações – quando o consorciado recebe a carta de crédito – aumentou 11,2%, para mais de 408 mil pessoas que tiveram a oportunidade de comprar o bem.

Já no segmento pesado, o sistema de consórcio registrou avanço em todos os itens do negócio. Aqui, a Abac considera a soma das transações realizadas para caminhões, ônibus, tratores e implementos rodoviários. Para a Abac, o desempenho mais positivo se deve ao fato de se tratar de bens de produção, classificados como itens importantes dentro das atividades essenciais.

As vendas de cotas para pesados cresceram 16,2% no primeiro quadrimestre, para mais de 32 mil unidades. O tíquete médio subiu ligeiramente 1,2%, para R$ 165,3 mil unidades. As contemplações atingiram 15 mil consorciados, 26% a mais do que em iguais meses de 2019.

Publicidade