Grupo Caoa registra marca de um milhão de veículos da Hyundai vendidos no Brasil

Grupo impulsionou as vendas da Hyundai entre os consumidores brasileiros


REDAÇÃO AB

O Grupo Caoa atingiu o marco de 1 milhão de veículos Hyundai vendidos em suas concessionárias no Brasil desde 1999, quando assumiu a representação e as importações da fabricante coreana no País. A Hyundai iniciou sua história no mercado brasileiro ainda no começo da década de 1990 e foi representada por dois outros grupos antes de se unir ao empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, dono da Caoa, que puxou para cima o prestígio da marca entre os brasileiros e catapultou suas vendas.

A partir da representação pela Caoa, a Hyundai se tornou líder do mercado de veículos importados no País com o SUV compacto Tucson. Para isso foi fundamental a experiência e a estratégia agressiva expansionista de Andrade, com grandes investimentos publicitários que promoveram a imagem da marca. O empresário atua na distribuição de veículos desde 1979, quando fundou sua primeira concessionária Ford em Campina Grande (PB), sua cidade natal. Hoje seu grupo é o maior distribuidor de veículos da América Latina, com concessionárias Ford, Hyundai, Subaru e mais recentemente a Caoa Chery.

A aliança com a Hyundai avançou para além da operação de importação e distribuição no mercado brasileiro: logo no início dos anos 2000 o Grupo Caoa decidiu investir fabricar no Brasil modelos Hyundai sob licença. Com investimento que superaram R$ 1 bilhão, Andrade inaugurou em 2007 a fábrica de Anápolis (GO), inicialmente para produzir o SUV Tucson e o minicaminhão HR. Mais tarde também foram introduzidos na linha de montagem goiana o iX35, o New Tucson e o caminhão médio HD78.

Em 2012, a matriz sul-coreana da Hyundai premiou o Grupo Caoa com o título de Distribuidor do Ano, em concorrência com 179 distribuidores de todo o mundo – foi a primeira vez que um concessionário fora do eixo Ásia-Europa recebeu o reconhecimento.

No mesmo ano, a Hyundai inaugurou sua própria fábrica em Piracicaba (SP) e formou uma rede paralela, a HMB, de concessionárias exclusivas para vender os modelos produzidos na planta – primeira a família HB20 (hatch e sedã) e depois o SUV compacto Creta. Contudo, a Caoa continuou a ser a importadora exclusiva da marca no Brasil, com concessionárias que hoje vendem os modelos importados Azera e Santa Fe, além do ix35 e do New Tucson montados em Anápolis. Mas o grupo também comercializa os carros feitos em Piracicaba e é o maior concessionário da rede HMB.
 

Publicidade