Publicidade

Ford planeja a retomada da produção das suas fábricas no Brasil

Produção em Camaçari (BA) foi retomada nessa segunda-feira(22), já a fábrica de Taubaté (SP) retornará em 1° de julho


 

REDAÇÃO AB

A Ford decidiu retomar na segunda-feira, 22, a produção em Camaçari (BA), onde produz os modelos Ka, EcoSport e motores. Para sua outra fábrica motores em Taubaté (SP) a volta ao trabalho foi programada para a semana seguinte, em 1º de julho. Ambas vão retornar gradualmente ao trabalho, em apenas um turno. Ainda não foi informada a data de retorno da pequena planta da Troller em Horizonte (CE), que também pertence à Ford. Todas as unidades industriais da empresa no País estavam paralisadas desde 23 de março, para atender as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de coronavírus.

Segundo a Ford informou na sexta-feira, 19, a produção será acelerada gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança, bem como a cadeia de fornecedores ganhe velocidade. Todos os funcionários que podem fazer seu trabalho remotamente continuarão a atuar dessa forma.

A empresa afirma que adotou um processo global para determinar o momento certo de retomada das atividades produtivas, com avaliação constante das condições de saúde pública e das ações e recomendações do governo, assim como da disponibilidade dos fornecedores de componentes.

“Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas. Trabalhamos intensamente para redesenhar nossos processos, protocolos de trabalho e instalações para garantir que quando voltarmos ao trabalho haja um ambiente saudável e seguro para todos”, declarou em nota Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

GUIA DE RETORNO

Para orientar os empregados, a Ford criou um Guia de Retorno ao Trabalho na Manufatura, com normas e recomendações para informar e proteger sua força de trabalho. Segundo a empresa, os protocolos foram elaborados com base nas melhores práticas e sugestões de especialistas de todo o mundo. Os procedimentos incluem:

Autocertificação diária de saúde, feita por todos os empregados e visitantes antes de sair para o trabalho. Aqueles que apresentarem qualquer sintoma, ou foram expostos ao vírus, serão instruídos a não ir às instalações da Ford.

Verificação de temperatura à distância na chegada – pessoas com febre não poderão entrar e não podem apresentar qualquer sintoma antes de retornar ao trabalho.

Máscaras faciais serão obrigatórias para todos que entram nas instalações da Ford. Cada empregado receberá um kit com máscaras – que foram produzidas pela empresa em Camaçari – e outros itens de proteção para poder trabalhar.

• Nas tarefas que não permitirem o distanciamento social, é obrigatório o uso de óculos de segurança com proteção lateral ou facial.

• O intervalo de tempo entre os turnos de produção será ampliado para limitar a interação entre os funcionários e permitir limpeza adicional.
 

INICIATIVAS DE AJUDA CONTINUAM

A Ford informa que continuará a apoiar a comunidade na luta contra a pandemia com várias iniciativas. A empresa já doou 113 mil protetores faciais produzidos na fábrica de Camaçari, consertou mais de 280 respiradores mecânicos em parceria com o Senai e forneceu veículos para a Cruz Vermelha Brasileira, usados no transporte de voluntários e suprimentos médicos.

Adicionalmente, a Ford adotou medidas para continuar a atender os clientes durante a epidemia, incluindo a operação ininterrupta do serviço de Assistência 24 Horas, o programa “Compre Sem Sair de Casa”, a venda on-line de peças e acessórios no Mercado Livre e a expansão do Auto Busca, aplicativo de vendas de peças para reparadores e oficinas independentes.

 

Publicidade