Siemens equipa linha de produção de carros elétricos na fábrica da Volkswagen

Objetivo é aumentar a versatilidade da montadora na fabricação de diferentes veículos movidos a bateria


A Siemens está equipando a linha de produção de carros elétricos na fábrica da Volkswagen em Zwickau, Alemanha. A empresa fornece produtos e sistemas de automação a fim de aumentar a versatilidade da montadora na fabricação de diferentes veículos movidos a bateria.

A Volkswagen espera produzir 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2025. A primeira de duas linhas de armação de carrocerias e de montagem final já foi implementada e a produção em série começou. A segunda linha está programada para o fim deste ano.

Os carros elétricos são baseados na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit). As linhas de produção dos modelos dessa plataforma atendem ao padrão Vass, sigla formada pelas iniciais de Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, marcas pertencentes ao Grupo VW.

"A grande vantagem do padrão Vass é que a Volkswagen também pode aplicá-lo de acordo com o plano de produção em outras fábricas", explica Bernd Mangler, vice-presidente sênior de soluções automotivas da Siemens Digital Industries.

"O novo padrão oferece uma série de benefícios, como a capacidade de controlar uniformemente os parâmetros operacionais das máquinas de produção, bem como a comunicação entre essas máquinas para aumentar a produtividade e a eficiência na linha", garante o executivo.

"Com o padrão Vass oferecemos um sistema para manter a produção estável e facilitar a montagem em massa de diferentes modelos na mesma linha. Ao mesmo tempo estamos criando uma base consistente para maior digitalização dos processos", recorda Thomas Zembok, diretor de automação industrial e produção digital da Volkswagen.

Segundo a Siemens, seis modelos baseados na plataforma MEB para três marcas do grupo serão produzidos em Zwickau. O modelo ID.3 é o primeiro desta nova geração. Desde a apresentação da MQB a Volkswagen já admitia a possibilidade de compartilhamento com outras montadoras. Também já é certo que a Ford usará essa plataforma em sua fábrica de Colônia (Alemanha) a partir de 2023 para a produção de um veículo.

Publicidade