Volkswagen Caminhões e Ônibus completa 25 anos no RJ
Automotive Business -
Fábrica foi instalada no sul fluminense com investimento inicial de US$ 250 milhões
REDAÇÃO AB
A Volkswagen Caminhões e Ônibus completou 25 anos da escolha de Resende (RJ) para sediar sua fábrica, que recebeu investimento inicial de US$ 250 milhões e inaugurou o modelo de produção em consórcio modular composto por sete empresas parceiras que participam da montagem dos veículos. Desde então, a VWCO contabiliza investimentos na unidade que somam R$ 5,5 bilhões, em cinco ciclos consecutivos – o mais recente, de R$ 1,5 bilhão, previsto para ser finalizado em 2021.
“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com o inédito consórcio modular e produziu uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte”, afirma Roberto Cortes, presidente da VWCO.
O Brasil foi o primeiro lugar no mundo onde a Volkswagen produziu caminhões, no início da década de 1980 quando a empresa adquiriu as operações da Chrysler no País e lançou os primeiros modelos com sua marca. Após a associação entre Ford e Volkswagen no Brasil e na Argentina e a criação da Autolatina em 1987, a produção de caminhões VW foi transferida, em 1990, para a fábrica que a Ford mantinha no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Com o fim da Autolatina e a separação das operações, a montadora se viu sem uma linha para montar seus produtos, assim começou a pesquisar onde instalar uma planta própria. Após um estudo técnico que segundo a VWCO consumiu cerca de 60 mil horas, Resende foi escolhida em 1995 e já no ano seguinte a produção foi iniciada na unidade.
A escolha de Resende para o investimento de US$ 250 milhões foi precedida de uma disputa que envolveu nove governadores, 41 prefeitos e centenas de cartas respondidas, vindas de interessados em oferecer áreas industriais. O projeto inicial previa empregar 2 mil colaboradores e produzir 30 mil caminhões e ônibus por ano. Quatro meses após o anúncio da cidade para sediar a planta, o sistema chamado de consórcio modular iniciaria um ano de testes numa fábrica-laboratório no Polo Industrial de Resende. Ao trazer os fornecedores para dentro da linha, a VWCO dividiu os investimentos e viabilizou a unidade com custos menores de produção.
Hoje a fábrica tem capacidade produtiva de 100 mil unidades/ano e emprega 4,5 mil colaboradores, instalada no terreno de 1 milhão de metros quadrados que abriga prédios em 148 mil m2 de área construída, 100 mil m2 no parque de fornecedores e 50 mil m2 no centro logístico.
Resende será o berço do primeiro caminhão elétrico nacional, o e-Delivery, um projeto desenvolvido pela equipe de 600 engenheiros dedicados à marca na fábrica. O modelo deve começar a ser produzido até o fim de 2020 em Resende por um novo grupo de empresas parceiras que formam o e-Consórcio.