Publicidade

Manutenção centrada em confiabilidade da Parker

Paradas imprevistas geram perdas por inatividade e podem até colocar em risco a integridade dos operadores


No ambiente industrial, muitas vezes a manutenção acontece apenas quando componentes ou equipamentos falham e precisam ser substituídos. Há quem opte por avaliar previamente as necessidades de reparos de determinadas peças e registrar informações sobre suas rotinas de manutenção em documentos específicos para esse fim.

Logicamente, o grande problema de se armazenar informações nesse formato é que, caso haja troca de equipes, os dados podem acabar se perdendo por descuido ou imprevisto no seu arquivamento e transferência. 

A perda de dados interrompe os intervalos pré-programados para manutenção e pode causar severos problemas para a produção, já que os ativos ficam sujeitos a falhas e paradas não planejadas para troca de componentes. 

Paradas imprevistas geram perdas por inatividade e podem até colocar em risco a integridade dos operadores. No caso da produção offshore, por exemplo, certas falhas na rotina de manutenção podem inclusive causar danos ambientais.

Rotinas certeiras

Para resolver essa questão, a Parker apresenta o conceito de manutenção centrada em confiabilidade

Facilmente aplicável nas indústrias, essa abordagem permite que as equipes de manutenção analisem separadamente os riscos de cada um dos ativos e, com base nesses dados, prevejam rotinas de manutenção certeiras que garantam sempre o menor impacto possível. 

As informações são documentadas automaticamente de forma eletrônica e armazenadas em nuvem, eliminando o risco da perda dos dados sobre o histórico da manutenção.

Ferramenta ideal

O conceito de manutenção centrada em confiabilidade pode ser implementado com a plataforma de gestão de ativos PTS - Parker Tracking System (veja fotos). Quando instalada na indústria, essa tecnologia permite a coleta e o armazenamento de dados sobre componentes de máquinas, acessíveis por meio de um celular ou tablet.

Informações sobre quando ocorreram as últimas manutenções, quando serão as próximas e até dados do fornecedor e código dos ativos são catalogados em nuvem. A base de dados gerada pelo sistema PTS permite incluir informações sobre as peças e suas certificações.

Ao armazenar informações e disponibilizá-las na palma da mão, o PTS facilita a busca por dados e viabiliza a manutenção centrada em confiabilidade, ajudando as equipes de manutenção a prever quando os equipamentos poderão falhar, a fim de evitar imprevistos.

Prever falhas com antecedência é uma estratégia que permite poupar recursos, aumentar a produtividade e garantir mais segurança aos operadores de máquinas. 

Para saber mais, ligue 0800 727 5374 ou mande um e-mail para falecom@parker.com.

Veja o vídeo sobre a tecnologia PTS:

Publicidade