Cummins investe em sistemas de propulsão elétrica alimentada por células de combustível

Nova joint venture integra estratégia para desenvolver propulsão elétrica com células de combustível para veículos comerciais pesados


REDAÇÃO AB

Como parte de sua estratégia em investir em sistemas de propulsão elétrica alimentada por células de combustível, a Cummins anunciou esta semana uma nova associação com fornecedor que complementa esse tipo de powertrain, a Nproxx, fabricante de tanques para armazenamento e transporte de hidrogênio – gás que injetado com ar nas células gera eletricidade. A joint venture em partes iguais deverá ser formalizada no primeiro trimestre de 2021, após aprovação de entidades regulatórias, e seguirá usando o nome Nproxx, integrando a divisão de negócios New Power da Cummins.

A joint-venture é mais uma das várias ações tomadas no ano passado pela Cummins para aprofundar os recursos da empresa em tecnologias de produção de células de combustível e hidrogênio. Além disso, fornecerá aos clientes produtos para armazenamento de hidrogênio e gás natural comprimido, para aplicações em rodovias e ferrovias.

“Para evoluir em direção a um futuro descarbonizado, o mundo exigirá várias soluções de energia, incluindo diesel avançado, gás natural, eletrificação, células de combustível, híbridos etc. A Cummins está comprometida em liderar esse caminho e ser o fornecedor número 1. A adição de armazenamento de hidrogênio às nossas capacidades existentes na produção deste elemento químico e células de combustível nos permite acelerar a viabilidade e adoção dessas tecnologias nos diversos mercados”, afirmou Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.

Nesse sentido, a Cummins vem fazendo diversas aquisições e parcerias estratégicas. Em setembro do ano passado, adquiriu a Hydrogenics Corporation, para dominar a produção de membranas de troca de prótons (PEM) que compõem as células de combustível e para gerar hidrogênio. Também investiu na Loop Energy, assinou um memorando de entendimento com a coreana Hyundai Motor Company e investiu no desenvolvimento de células de combustível de óxido sólido.

“A Cummins tem mais de 2 mil instalações de células de combustível em uma variedade de aplicações dentro e fora da estrada, além de mais de 500 instalações de eletrolisadores. Seguimos aumentando nossas capacidades em tecnologias de células de combustível, e essa parceria com a Nproxx é outro passo adiante. Estamos ansiosos por fazer uma parceria estreita com eles, enquanto trabalhamos para fechar esta transação”, disse Linebarger.

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