Publicidade

Sistema eletrônico de estabilidade da Bosch completa 25 anos

Sistema contribui para evitar perda de controle direcional do veículo e passou a ser item de segurança obrigatório para novos projetos a partir deste ano


REDAÇÃO AB

A Bosch está celebrando os 25 anos do lançamento de seu programa eletrônico de estabilidade (ESP na sigla em inglês). Apresentado como um dos destaques do luxuoso Mercedes-Benz Classe S em 1995, o sistema que contribui para evitar a perda de controle direcional do veículo vem tornando-se cada vez mais popular e acessível, e hoje, de acordo com a fabricante de autopeças, equipa 82% dos veículos novos (em 2017, esse número era de 64%).

Estudos da Bosch estimam que desde que foi lançado, o controle de estabilidade ajudou a salvar mais de 15 mil vidas apenas nos países da União Europeia, além de ter contribuído para evitar 500 mil acidentes com lesão corporal. Ao lado do cinto de segurança, o ESP já é considerado um dos itens de segurança mais importantes em um veículo.

O dispositivo eletrônico – que atua em conjunto com o sistema antitravamento de freios ABS e com o controle de tração – contribui para que o motorista mantenha o controle do veículo, principalmente ao trafegar sobre piso molhado ou com baixa aderência e em manobras emergenciais de desvio de trajetória. Vale lembrar que a sigla ESP é exclusiva da Bosch, mas outras empresas como Continental e ZF produzem sistemas similares com o nome genérico ESC (sigla em inglês para Controle Eletrônico de Estabilidade).

Importante: o controle de estabilidade passou a ser item de segurança obrigatório no Brasil para os novos projetos de veículos a partir deste ano (e para todos será em 2022), mas, mesmo assim, até 2019 o equipamento já estava presente em 44% dos carros de passeio no País. “Essa obrigatoriedade é uma enorme conquista no quesito da segurança veicular para a sociedade brasileira, pois muitas vidas serão salvas, além de evitar um expressivo custo social”, afirmou Michel Braghetto, gerente de marketing da divisão de sistemas de controle de chassi da Bosch no Brasil.
 

Publicidade