Tradener recebe nova autorização para comercializar energia para a Argentina e Uruguai

Empresa foi a primeira comercializadora a exportar e importar energia do Brasil


O Ministério de Minas e Energia publicou no dia 09d e julho (quinta-feira), em sua edição 130, seção 1, página 139 a portaria 272 de 02 de julho de 2020 autorizando a comercializadora nacional de energia Tradener a exportar energia interruptível para a Argentina e o Uruguai, observando as diretrizes estabelecidas na Portaria MME 418 de 19 de novembro de 2019, com cumprimento dos devidos encargos e sob administração regulatória da ANEEL.

A Tradener é a primeira comercializadora brasileira que foi autorizada a exportar e importar energia no Brasil desde 2006. Para o presidente da empresa, Walfrido Avila, — essa renovação de autorização tem um significado de continuidade. Somos os representantes no Brasil desta relação do comércio de energia com a Argentina e o Paraguai e pretendemos que essa relação comercial prossiga da melhor maneira possível novamente autorizados pelo MME —.

A exportação para a Argentina deverá ocorrer por meio das Estações Conversoras de Frequência de Garabi I e II, até 2.200 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizadas no Município de Garruchos, e da Conversora de Frequência de Uruguaiana, até 50 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada no Município de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina.

A exportação para a República Oriental do Uruguai deverá ocorrer por meio da Estação Conversora de Frequência de Rivera, até 70 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada na fronteira dos Municípios de Rivera, Uruguai, e Santana do Livramento, Brasil, e da Estação Conversora de Frequência de Melo, até 500 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada no Município de Melo, Uruguai, próximo da fronteira com o Município de Jaguarão, no Estado do Rio Grande do Sul.

Publicidade