Publicidade

Programa Filtra Ação: Gestão estratégica do negócio faz toda a diferença para a garantia de sobrevivência no mercado

Definição de metas e objetivos, além de uso de metodologias, como Balanced Scorecard (BSC), e ferramentas como a SWOT, são fundamentais no planejamento est


Especialmente, em momentos de crise como esta gerada pela pandemia, a gestão estratégica do negócio faz toda a diferença para a garantia de sobrevivência no mercado. “Em fevereiro de 2020, a situação era considerada normal, com reuniões presenciais, estudantes nas escolas, mas, agora, o cenário é outro. O processo foi difícil, mas tivemos a capacidade de nos adaptar à nova realidade, transformando o problema em oportunidade”, afirmou Prof. Valmir A. Conde, especialista em Gestão Empresarial e Projetos e professor e coordenador da Consultoria Estratégica de Negócios da Escola Superior de Administração e Gestão Strong – STRONG/ESAGS, certificada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, no dia 8 de junho, no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, acrescentando que foi necessário planejar e definir novas metas com o novo cenário.

O professor explicou que a transformação precisou de alinhamento de inovação e tecnologia, criando novos modelos de negócios. Para se planejarem as empresas precisaram sair da inércia, alinhar e redefinir responsabilidades junto aos principais stakeholders, envolver colaboradores no processo de mudança, descentralizar, delegar e monitorar ações. “Esse modelo adotado deve ser contínuo não só quando a crise se instala”, alertou Conde, ressaltando que as empresas com melhor desempenho são aquelas que visualizam as necessidades bem antes de precisar fazer mudanças.

Para enfrentar a crise, Conde destacou outras cinco dicas para as empresas, como o uso de mídias sociais, plataformas de vendas online, aplicativos de delivery, avaliação de custos e negociação com fornecedores.

Para estabelecer o caminho a seguir, a empresa precisa elaborar o planejamento estratégico, com definição de metas e objetivos, com o auxílio de metodologias, como o Balanced Scorecard (BSC), ferramenta de gestão estratégica cujo objetivo consiste em traduzir a missão e estratégia empresarial em objetivos e medidas tangíveis, bem como mobilizar os colaboradores na direção dos vetores de valor para um desempeno financeiro competitivo superior. O BSC estrutura e traduz a estratégia em objetivos organizados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Perspectivas que trabalham com os objetivos, indicadores, metas e iniciativas. “Sem ferramentas de gestão não há direção certa a seguir”, advertiu.

Em sua apresentação, o professor destacou ainda a importância de diversas ferramentas, como por exemplo,  “SWOT”, análise das “5 Forças de Porter”, as quais oferecem a oportunidade de atuar tanto no ambiente interno como externo das empresas, identificando assim forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir dessa análise, gerar iniciativas de melhoria operacional e conduzir a implementação, com foco nos principais objetivos das organizações – lucro e longevidade.

Também comentou sobre a importância do planejamento estratégico ser construído e definido pelo board/alta direção da empresa – definição dos objetivos empresariais e metas, dentro do conceito “top down”, ou seja, informar e alinhar com os níveis hierárquicos da empresa para que operacionalizem e transformem em ações tangíveis.

Uma ação complementar consiste em implantar quadros de gestão a vista/ dashboards, os quais apresentam de forma visual objetivos, indicadores, metas e iniciativas para alcançar os objetivos definidos, além de apresentar a Missão/Visão/Valores da empresa. Os quadros de gestão a vista permitem visualizar e compreender a importância dos KPIs, indicadores de desempenho de processos da empresa, que ajudam a alcançar os objetivos. Empresas já utilizam a gestão a vista em tablets e smartfones.

Segundo o professor, há ferramentas e metodologias para diferentes situações, é preciso identificar qual mais adequada. “As ferramentas existem, podemos usar de acordo com a necessidade”, finalizou.

Alunos fazem, gratuitamente, consultoria estratégica de negócios nas empresas – Conde também convidou as empresas a participarem da Consultoria Estratégica de Negócios, realizada, gratuitamente, pelos alunos do último ano da Administração da STRONG ESAGS. “Os estudantes analisam os problemas/fragilidades/melhorias apresentados pela empresa. A partir deste input, os alunos trabalham na solução, apresentando melhorias operacionais. A consultoria não tem qualquer custo. Para os alunos, é a oportunidade de aprendizado com case real, para a empresa a oportunidade em oxigenar a operação e desenvolver seu negócio”, disse Conde, que é coordenador do projeto.

A Abrafiltros já participou do projeto por dois semestres. “Em 2018, o trabalho apresentado pela equipe de alunos à Abrafiltros foi premiado na categoria Empresarial durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André”, lembrou João Moura, presidente da Abrafiltros.

O programa na íntegra pode ser acessado no Canal TV Filtros no YouTube: www.youtube.com.br/tvfiltros.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Publicidade