Grupo PSA registra queda no primeiro semestre
Automotive Business -
Vendas registraram uma queda de 45,7% em todo o mundo
REDAÇÃO AB
O Grupo PSA registrou queda de 45,7% das vendas durante o primeiro semestre, para pouco mais de 1,03 milhão de veículos entregues em todo o mundo pelas suas cinco marcas: Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall. Em comunicado, a companhia mostra que todas as regiões globais onde atua foi fortemente impactada pela crise gerada pela pandemia de coronavírus.
Na Europa, que lentamente se recupera da quarentena prolongada, a PSA conseguiu elevar significativamente em 75% os volumes de vendas em junho contra maio, o que contribuiu para diminuir os impactos negativos no semestre. Na região, além dos reflexos da pandemia, o grupo ressalta que seu desempenho também foi afetado pela transição da gama Opel/Vauxhall para novos modelos mais eficientes para atender a nova norma de emissões de CO2. Por outro lado, a companhia comemora sua ofensiva de carros elétricos na região com a venda de 24,5 mil unidades na primeira metade do ano, volume seis vezes maior do que o registrado há um ano.
Na América Latina, também largamente afetada pela crise do coronavírus, o grupo conseguiu fixar sua participação de mercado acima de 3% também em junho ou pelo segundo mês consecutivo, elevando sua fatia no Chile, México, Colômbia, Equador e Peru. Na Argentina, ficou nos 10% e espera aumentar o índice após o lançamento do novo Peugeot 208, que será produzido na fábrica local de Palomar utilizando a plataforma global CMP.
Sua participação no mercado veículos utilitários leves (VUL) também aumentou na América Latina para 3,5%, principalmente no Brasil com o avanço dos modelos Peugeot Boxer e Citroën Jumper, lançados na Fenatran, em 2019. Por aqui, o grupo registrou a venda total de 11,7 mil veículos, entre automóveis e comerciais leves. O destaque vai para a Citroën que alcançou volume de quase 6 mil unidades licenciadas e com isso uma participação de mercado de 0,9% no primeiro semestre. A Peugeot fechou com 4,8 mil licenciamentos e market share de 0,6% na primeira metade do ano.
Na China, a companhia retomou totalmente sua produção no fim de março e comemora a ofensiva de carros elétricos, com a chegada do Peugeot e-2008 em maio. No segundo semestre, a empresa planeja mais o lançamento de três híbridos recarregáveis (PHEV): os Peugeot 508L Hybrid e 4008 Hybrid, além do Citroën C5 Aircross Hybrid.
Na região do Oriente Médio, as vendas recuaram 26,4% no comparativo anual do primeiro semestre, da mesma forma que na Índia-Pacífico, onde a queda foi de 14%. Já na Eurásia, o Grupo PSA registrou leve aumento de 0,7% nas entregas, com alta na sua participação nos dois principais mercados - Rússia e Ucrânia, onde atingiu 0,4% e 8,9%, respectivamente, tendo Peugeot, Citroën e Opel contribuído diretamente com esse resultado.